Alunos de universidade da Finlândia visitam projeto São Paulo Costurando o Futuro

Por: Marta Régia Vieira


Um grupo de 15 alunos de mestrado em Gestão da Aalto University of Finlândia visitou o projeto São Paulo Costurando o Futuro, parceria da Semdet - Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e do Trabalho com a Escola de Artes, Ciências e Humanidades (EACH-USP), Senai, Sebrae e a Singer do Brasil.  Os alunos fazem parte de um grupo de 110 pessoas que estiveram visitando o Brasil durante esta semana pelo projeto batizado de Aalto on Waves, uma vez que o trajeto do grupo, da Europa até o Brasil, foi feito de navio.

A iniciativa foi dos próprios estudantes e visa construir intercâmbio cultural e acadêmico entre Brasil e Finlândia, no sentido de desenvolver projetos interdisciplinares nas áreas de negócios, engenharia e design, estreitando relações e integrando, também, empresas e organizações que tenham interesse em promover impacto social.

“A iniciativa da Prefeitura de São Paulo em desenvolver projeto nesse segmento de costura é algo muito inovador e de importante impacto social, pois traz uma profissão às mulheres carentes da região periférica da cidade”, diz Mikko Koria, professor de Gestão de Negócios Internacionais de Design da Aalto, que acompanhou o grupo durante as visitas às duas unidades do projeto, na Subprefeitura do Itaim Paulista e no CEU Cidade Tiradentes. Os alunos mostraram-se muito satisfeitos com o intercâmbio e com a oportunidade de vivenciar a realidade da periferia brasileira. “Nosso intuito é muito maior do que simples turismo. Queremos trocar ideias e aprendizado, visando o desenvolvimento de uma sociedade mais igualitária”, ressalta Adalgisa Santos, aluna brasileira da Aalto University.

Costurando o futuro: O projeto São Paulo Costurando o Futuro visa qualificar trabalhadores na área de confecção dos mais variados tipos de vestuário. Os trabalhadores são capacitados em oficinas-escola implantadas em sete subprefeituras da Zona Leste: Itaquera, Itaim Paulista, Cidade Tiradentes, São Miguel Paulista, Guaianases, São Mateus e Sapopemba.