Especialistas apresentam novos estudos sobre o Parque Tecnológico de São Paulo- Leste

Por: Solange Borges

A Semdet – Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e do Trabalho realiza amanhã, dia 8, o Workshop Parque Tecnológico de São Paulo – Leste que discutirá, junto a especialistas, os diversos aspectos que envolvem o projeto. O parque tecnológico planejado para a zona leste da cidade tem o objetivo de criar um ambiente de qualidade para as atividades de pesquisa e desenvolvimento, capaz de atrair empresas de alta tecnologia, introduzir tecnologias avançadas e ser uma base para novas indústrias tecnológicas.

Durante o encontro, será apresentado estudo sobre o tema feito pela Fipe - Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas. Segundo o pesquisador, Milton Campanário, o objetivo do estudo é subsidiar o credenciamento definitivo do Parque Tecnológico de São Paulo – Leste junto ao Governo do Estado. “A administração municipal desenhou, o que talvez seja, o mais forte sistema urbano de incentivos fiscais para modificar o perfil da Região Leste: subsidiar, em até 60%, os investimentos em projetos de impacto”, ressalta.

O especialista destaca que foi preparada estratégia fundamentada na tecnologia de computação em nuvem (recurso de compartilhamento de dados via internet sem necessidade de instalação de programas ou de armazenamento de informações em meio físico). “Esta é uma metatecnologia, isto é, uma tecnologia que se desdobra para facilitar a criação de outros recursos a um custo extremamente baixo, primordialmente, na indústria criativa (design, moda, software, esportes, games, artesanato, entre outros segmentos), pois neste setor é que os investimentos e a geração de emprego e renda mais crescem na cidade. Além disso, com esta tecnologia será focado o interesse da economia local popular, constituída de pequenas e médias empresas. O conceito do parque é associar esse conhecimento à criatividade e ao empreendedorismo”.

O workshop também trará o advogado, Marcos Perez, especializado em Direito Público, que falará sobre o modelo institucional e de governança estruturado para o Parque Tecnológico de São Paulo - Leste. “Mostraremos os estudos realizados nessa área e os principais pontos da modelagem proposta. O tema central da modelagem institucional e de governança consiste na estruturação da Entidade Gestora do Parque que se articulará com o poder público municipal e com os interlocutores do projeto (agentes políticos, entidades interessadas e pesquisadores)”.

Já a arquiteta Maria Teresa Grillo focará em sua explanação as proposições de reestruturação da região leste, com ênfase no Plano Urbanístico do. Parque Tecnológico São Paulo, destacando a atualização da Operação Urbana Consorciada Rio Verde-Jacu, o projeto viário da avenida Jacu Pêssego/ Nova Trabalhadores, o Pólo Institucional de Itaquera, além do próprio parque tecnológico

 

Serviço:

Workshop Parque Tecnológico de São Paulo – Leste

Data: 8/12/11

Horário: 9h30

Local: Rua Marquês de Itu, 968 – Vila Buarque