Prefeitura leva oficinas de música e sala do Sampa Cast para Expo Favela

Evento também marcará o lançamento do edital da nona edição do programa Vai Tec

Entre os dias 01 a 03 de dezembro, a Prefeitura de São Paulo estará presente na final da Expo Favela Innovation, realizada na Expo Center Norte. Durante os três dias de evento, a gestão municipal irá homenagear o Dia Nacional do Samba, que é celebrado em todo o país no dia 02 de dezembro. A Expo Favela é uma grande feira de negócios que tem o objetivo de promover a visibilidade de empreendedores e startups da cidade de São Paulo.

No estande montado na feira, os visitantes terão acesso a ativações e oficinas de funk e samba, uma das manifestações culturais mais importantes do Brasil. Também estará disponível uma unidade do Sampa Cast, sala para gravação de podcasts e videocasts. As atividades serão realizadas pela Agência São Paulo de Desenvolvimento (Ade Sampa), entidade ligada à Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Trabalho, e pela Secretaria de Cultura.

Além das oficinas, o estande também será um espaço propício para os empreendedores apoiados pela Prefeitura ampliarem o networking e terem acesso a oportunidades de parcerias com empresários e investidores de diversos setores. Durante a feira também será divulgado o edital da nona edição do Vai Tec. Os visitantes também poderão tirar dúvidas sobre o programa que é voltado para negócios das periferias de São Paulo que utilizam a tecnologia como parte essencial do modelo do empreendimento. A abertura das inscrições será divulgada em janeiro de 2024.

Dia do Samba
Patrimônio Cultural do Brasil, o samba possui diferentes vertentes em alguns estados dependendo dos grupos étnicos de escravos que foram trazidos para o país. Tendo sua primeira manifestação na Bahia, o samba se espalhou junto à diáspora africana e atualmente tem seu dia celebrado nacionalmente em 02 de dezembro. A mesma data também marca essa comemoração em São Paulo, que desde o ano passado celebra o Dia Estadual do Samba.

Em São Paulo, em meados do século XX, após a abolição da escravatura, o ritmo começou a se espalhar com uma forte influência regionalista. Por volta deste período, surge o Samba Rural Paulista ou o Samba de Bumbo. A diferença dos instrumentos utilizados, inclusive, deu ao samba paulista características distintas das outras vertentes encontradas no Brasil.

Apesar dessa tradição regionalista, o samba paulista chegou a todos os cantos do país e sambistas de todo o estado integram a lista de clássicos do samba, como é o caso de nomes como Adoniran Barbosa, Geraldo Filme, Paulo Vanzolini, Osvaldinho da Cuíca e a velha guarda das escolas Camisa Verde e Branco e da Vai-Vai.

Serviço:
Evento: Expo Favela Innovation
Local: Expo Center Norte, Vila Guilherme
Datas: 01 a 03 de dezembro
Horário: 9h às 22h
Ingresso: www.expofavela.com.br

Serviço Sampa Cast:
Datas: 01 a 03 de dezembro
Horário: das 08h30 à 19h30
Agendamento: www.adesampa.com.br/app

Tira-dúvidas Vai Tec 9:
Datas: 01 a 03 de dezembro
Horário: 9h às 22h

Oficinas:
Vivência em Roda de Samba com a Cia Tadito

1. Vivência em Roda de Samba: Uma viagem musical ao Samba de São Paulo
Viva uma jornada nas raízes do samba, trilhando as histórias que deram origem a essa expressão única da cultura paulista.
2. Participação ativa: tornando-se parte da história
Experimente a magia de tocar os instrumentos tradicionais do samba com músicos compartilhando seus conhecimentos e paixão pelo samba.
3. Encontro de culturas: conexões além das fronteiras musicais
Uma celebração da diversidade cultural, faça dessa vivência uma oportunidade de criar e fortalecer laços entre gerações e culturas.
Horários: das 10h às 18h30

Vivência sobre o Funk Paulista com a com a Cia Tadito
1. Vivência com funk: um rolê pelas batidas do fluxo
Conheça a história do funk paulista, desde suas raízes até o cenário atual, com um ritmo que domina das periferias ao centro.
2. Participação ativa: criando o beat com a MPC
Aprenda a fazer beats de funk com beatmakers, num mergulho de técnicas, criatividade e expressão.
3. Vibrações periféricas: celebrando a cultura e diversidade
Com uma experiência multicultural, compartilhe e explore as conexões entre funk, cidade e suas diversas comunidades.
Horários: das 10h30 às 19h

Arrume-se comigo - Experiência interativa
1. O mundo dos adereços do Samba: estilos e tradições
Experimente um acervo de peças e figurinos ligados ao Samba, que contam histórias próprias.
2. Funk paulista e moda: fluxo é tendência
Vista itens que se tornaram ícones da cultura, cada peça reflete a estética presente no universo do Funk Paulista.
Horário: atividade aberta ao público, das 9h às 22h

 

Siga a SMDET nas redes sociais