Jogos Pan-Americanos contaram com programas da Prefeitura na Casa Brasil

A Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Trabalho foi representada pela vinculada Ade Sampa, além dos programas Cozinha Escola e Mãos e Mentes Paulistanas. Os medalhistas brasileiros foram presenteados com peças de artesanato.

A Prefeitura de São Paulo marcou presença nos Jogos Pan-Americanos de 2023, dentro do espaço Cidade São Paulo - Casa Brasil, entre os dias 20 de outubro e 5 de novembro. A Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Trabalho participou do evento por meio dos programas Cozinha Escola e Mãos e Mentes Paulistanas, apresentando algumas das ações de geração de renda, inclusão e empreendedorismo realizadas na Capital.

A chefe de gabinete da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Trabalho, Paola Forjaz, acompanhada de técnicos das coordenadorias de Desenvolvimento Econômico e da Ade Sampa – Agência São Paulo de Desenvolvimento, foram até Santiago, no Chile, e puderam acompanhar a realização do evento, que uniu mais de 40 países por meio de 7 mil atletas.

 

“Foi muito gratificante participar dessa conquista tão grande para o esporte brasileiro, que foi a edição do Pan-Americano 2023. Poder divulgar as iniciativas da nossa secretaria, presentear os atletas com itens únicos, produzidos pelos artesãos do Mãos e Mentes Paulistanas, programa de nossa secretaria que fomenta o artesanato paulistana, além de capacitar em vendas e empreendedorismo, entre outras iniciativas da Coordenadoria de Desenvolvimento Econômico”, comentou a secretária de Desenvolvimento Econômico, Aline Cardoso.

Além da presença no espaço Casa Brasil, os artesãos do Mãos e Mentes Paulistanas presentearam os atletas brasileiros medalhistas com produtos únicos e exclusivos.

"Ter um porta-copos produzido por mim, representando a cidade de São Paulo e sendo entregue na Casa Brasil, me traz um sentimento muito gratificante! Ver nosso trabalho sendo reconhecido abre portas para o artesanato paulista, para o artesão. É uma forma de ver e ter meu trabalho divulgado, alcançando novos patamares. Uma oportunidade de aprendizado, crescimento e renda também", destacou a artesã Valéria de Paula, credenciada pelo Mãos e Mentes Paulistanas e selecionada para presentar os atletas medalhistas na competição.

Sobre a Casa Brasil

A Casa Brasil é uma iniciativa do COI e da Prefeitura de São Paulo, oferece diversas atividades gratuitas e abertas ao público e convidados, promovendo a cultura do nosso país, como shows de artistas brasileiros, apresentações de escola de samba, degustação da culinária paulista, aula-show de culinária, além da apresentação dos Programas de Aceleração da Ade Sampa e outros projetos da Prefeitura, que visam o crescimento econômico da capital.

O programa Cozinha Escola foi responsável pelo cardápio da Casa Brasil em colaboração com o Instituto Capim Santo, oferecendo coquetéis, além de apresentar parte da culinária brasileira aos fãs chilenos e moradores de outros países presentes nos Jogos Pan-Americanos.

A Casa Brasil também estará aberta para os atletas participantes dos Jogos Parapan-Americanos, que acontecerão entre 17 a 26 de novembro.

Brasil no Pan Americano 2023

Os atletas brasileiros tiveram sua melhor campanha nos Jogos Pan-Americanos de 2023, superando sua participação em Lima, Peru, em 2019, quando conquistaram 171 medalhas e terminaram em segundo lugar no pódio geral. Desta vez, o Brasil novamente alcançou a vice-liderança, mas com um acréscimo de 34 medalhas, totalizando 205 conquistadas – das quais 63 eram de ouro, outro marco da competição.

 

Por: Vitória dos Santos Silva

 

 

Siga a SMDET nas redes sociais