São Paulo representa cidades brasileiras no Simpósio Global para Agricultura e Alimentação 2023

Programa Sampa+Rural participou do evento, promovido pelo Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA) apresentando as ações de fortalecimento da agricultura paulistana

O programa Sampa+Rural da Prefeitura, iniciativa que fomenta, amplia e fortalece a agricultura paulista da Cidade de São Paulo, participou entre os dias 07 a 09 de Novembro, do TEEB for Agriculture & Food Global Symposium 2023, promovido pelo Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA), em Bangkok (Tailândia). O encontro reuniu mais de 100 convidados de diversos países, lideranças de governo, parceiros e especialistas do segmento.

A coordenadora de agricultura da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Trabalho, Lia Palm, participou do evento e representou a iniciativa Sampa+Rural, da Prefeitura de São Paulo. A Capital foi a única cidade brasileira que contou com representação na grade de paineis e rodas de discussão.

No primeiro dia de evento, a coordenadora Lia Palm foi painelista de uma oficina ao lado de representantes da índia e do Quênia, cujo tema foi o compartilhamento de experiências e resultados obtidos com as iniciativas de fomento, ampliação e aceleração da agricultura urbana e periurbana na cidade de São Paulo, tendo como foco a geração de renda, o atendimento especializado para a população indígena, empoderamento do gênero feminino, entre outros.

Já na quinta-feira, 9 de novembro, último dia do encontro, o programa participou da apresentação do Brasil intitulado “Ambiental, Social e Humanitário: benefícios da agricultura urbana e periurbana”, que teve enfoque nos resultados do trabalho realizado com o TEEB e o PNUMA. A programação contou também com a participação das brasileiras Jessica Chryssafidis, Gestora de projetos no Centro de Estudos em Sustentabilidade da FGV que liderou o projeto de pesquisa no Brasil; Kelliane Fuscaldi, coordenadora do eixo de agricultura urbana e periurbana do Ministério do Desenvolvimento Social; Jay Amstel e Mônica López Conlon, do PNUMA, responsáveis pelo projeto no Brasil; de André Biazoti, representante do Movimento Nacional de Agricultura Urbana.

“Foi uma grande honra representar a cidade de São Paulo e programa Sampa+Rural em um evento tão relevante e significativo para o poder público internacional. Pudemos, por meio do programa, apresentar as nossas iniciativas e grandes acertos para outros países, mas também aprender e entender como são os mecanismos em outras culturas, contextos e realidades”, declarou a coordenadora de Agricultura, Lia Palm.

O TEEB for Agriculture and Food é uma metodologia que identifica as interdependências entre economia, sociedade, sistemas alimentares, biodiversidade e ecossistemas para posterior valoração dos benefícios e impactos.
Além do Sampa+Rural, o Brasil foi representado por lideranças estratégicas dos Ministérios do Governo Federal; do Instituto nacional de Pesquisas e Estatísticas do Distrito Federal; Movimento Nacional da Agricultura Urbana; pelo Ministério do Trabalho; e pelo Centro de Estudos de Sustentabilidade da FGV.

Sobre o Programa Sampa+Rural
O Programa Sampa+Rural realiza ações que visam expandir a Assistência Técnica e Extensão Rural, a inserção de beneficiários do POT - Programa Operação Trabalho, também da Prefeitura de São Paulo, na área da agricultura, para a estruturação de 400 locais de agricultura na capital. A Coordenadoria de Agricultura, responsável pelo programa, conta com três CAEs - Casas de Agricultura Ecológica nas zonas Sul, Leste e Norte, sendo a última responsável pelo atendimento também dos distritos da região central, Oeste e Sul em sua porção urbana.

Além disso, a iniciativa conta com uma Unidade Demonstrativa de Bionsumos, localizada em Parelheiros, que produz, capacita e oferece biofertilizantes e utensílios orgânicos úteis na proteção de plantios, controle de pragas, fortificação de solo e muito mais. Saiba mais sobre o trabalho da Coordenadoria de Agricultura da Prefeitura de São Paulo. Saiba mais sobre a agricultura na cidade de São Paulo e seu ecossistema clicando aqui e siga o Programa Sampa+Rural no Instagram @agriculturaprefsp

 

Por: Miguel Guedes

Siga a SMDET nas redes sociais