Formatura sela parceria entre Prefeitura e Febraban na inclusão de pessoas com deficiência

Por: Solange Borges

Cerca de 500 pessoas participaram, nessa segunda-feira, dia 28, da cerimônia de certificação do programa Febraban (Federação Brasileira dos Bancos) de Capacitação Profissional e Inclusão de Pessoas com Deficiência do Setor Bancário, parceria com a Prefeitura de São Paulo, por meio das secretarias municipais de Desenvolvimento Econômico e do Trabalho e da Pessoa com Deficiência e Mobilidade Reduzida; e também com o Governo do Estado de São Paulo através do Padef- Programa de Apoio à Pessoa com Deficiência. Esta é segunda vez que a Semdet é parceira da Febraban neste tipo de atividade que gera oportunidades de trabalho para essa parcela significativa da sociedade e que também conta com a consultoria da Avape - Associação para Valorização de Pessoas com Deficiência.


De acordo com o secretário adjunto da Semdet,  a parceria entre os órgãos públicos junto à Febraban, “testemunha que as pessoas precisam de oportunidades de emprego”. O secretário adjunto enalteceu o exemplo dado pelos participantes da capacitação que não abriram mão das vagas. “Muitas pessoas têm chances para estudar e não querem, aqui vemos o exemplo de cidadãos que superaram as dificuldades e agarraram a oportunidade oferecida”.


A Semdet participou do programa, segundo a gerente do Programa Inclusão Eficiente, Daiane Oliveira de Paula, com a realização da divulgação e no processo seletivo. “Disponibilizamos espaços para o recrutamento em nossas unidades do CAT – Centro de Apoio ao Trabalho e também no CAT Itinerante – Tenda do Trabalhador. Temos estrutura física e profissional para esse tipo de trabalho, por meio de nosso programa Inclusão Eficiente, que proporciona suporte, não somente aos candidatos com deficiência física e intelectual, como também aos empregadores, que podem contar com nossa consultoria para adaptar-se às exigências da legislação”, reforçou a gerente.


Os participantes da capacitação foram incorporados aos quadros de funcionários dos bancos que integram o projeto desde o início do programa, recebendo salário e todos os benefícios previstos para a categoria. Com o fim das atividades teóricas e práticas, os profissionais assumirão seus cargos junto às instituições bancárias.


Para Patrique*, 21 anos, a oportunidade de participar da capacitação dará outros rumos à vida dele. “É um momento único que agregou muito conhecimento e abriu novas perspectivas para concretização de meus sonhos”, ressaltou o participante que se capacitou pelo banco Bradesco.


Já Giselle Abílio, 24 anos, não escondia a felicidade de ter concluído o curso que, segundo ela, deu bagagem para novos desafios. “Tenho experiência em banco, mas o curso foi bem abrangente, trazendo aspectos antes desconhecidos por mim”.

 

*por questões contratuais junto ao banco o sobrenome do participante foi omitido.