Agentes de Crédito recebem certificação da Academia de Microfinanças do São Paulo Confia

Por: Marta Régia Vieira

 “O sucesso do microcrédito só pode ser alcançado por meio da formação de agentes de crédito, que são os verdadeiros responsáveis pela divulgação desse instrumento de mudança na vida das pessoas”. A frase é do presidente do Conselho de Administração do banco de microcrédito São Paulo Confia, Hugo Duarte, detentor da Academia de Microfinanças, que formou, na manhã dessa quinta-feira, 24, sua primeira turma de agentes de crédito.

Os quase 100 profissionais do banco que receberam o diploma participaram, ao longo dos últimos meses, de cursos de formação com duração de 88 horas/aula, quando puderam aprender um pouco mais sobre legislação do MEI-Microempreendedor Individual, gestão de negócios, Código de Defesa do Consumidor, direito trabalhista, além de língua portuguesa, razão, lógica, higiene e saúde.

“É gratificante saber que trabalho num lugar que me valoriza e que investe em mim. Sempre trabalhei como analista administrativo e, agora, com 30 anos, estou feliz por ter uma nova profissão e por ajudar as pessoas como agente de crédito”, diz uma das formandas, Daniela Lourenço, lotada na unidade Brasilândia do São Paulo Confia.

Segundo o secretário de Desenvolvimento Econômico e do Trabalho, o São Paulo Confia é um excelente exemplo de ações que constroem e enriquecem. “Vivemos em uma época de assistencialismo voraz o que torna as pessoas escravas. O que o banco oferece são as ferramentas para o trabalho e para o crescimento autossuficiente. Isso é o que faz um Brasil melhor e mais produtivo”, ressaltou o secretário, parabenizando a todos os formandos por serem o instrumento desse crescimento. “Agente de crédito é igual a agente de desenvolvimento e vocês são o verdadeiro caminho para o desenvolvimento econômico sustentável do país”, disse .

A Academia de Microfinanças existe desde março de 2011 e já promoveu diversos eventos como palestras e seminários, visando aperfeiçoar a linguagem e promover o desenvolvimento profissional dos profissionais que levam o microcrédito diariamente aos locais mais distantes da cidade, onde existem pessoas com boas ideias, intenções e força de vontade, mas reféns de problemas financeiros ou outras questões sociais. “Os agentes têm o poder de transformar a vida das pessoas em pouco tempo, resgatando sua autoestima e tornando-as donas de seu destino”, complementa Hugo Duarte.

O São Paulo Confia dá um crédito inicial entre R$ 3 mil e R$ 15 mil ao cidadão que quer começar o seu negócio. É permitida a formação de grupo solidário no qual mais de 50% dos integrantes tenham algum tipo de restrição cadastral, mediante avaliação dos membros, dos agentes de crédito e do comitê, possibilitando aos empreendedores chance para se reerguerem. Para o ano que vem, a Academia de Microfinanças planeja abrir o curso de formação a todos os profissionais do mercado.