Campanha oferece documentação, cursos e primeiro emprego a jovens da periferia

Por: Célio Soares

A Semdet - Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e do Trabalho, em parceria com a ONG Ação Comunitária, vai realizar, nesse final de ano, campanha de conscientização dos jovens sobre a importância de possuir documentação em dia, especialmente a Carteira de Trabalho. A campanha terá duas fases. A primeira acontece de 28 de novembro a 9 de dezembro e a segunda, de 12 a 23 de dezembro, quando as unidades móveis do CAT – Centro de Apoio ao Trabalho ficarão em 10 comunidades da Zona Sul de São Paulo.

O objetivo da Semdet é realizar uma campanha itinerante. “É muito fácil e rápido tirar uma Carteira do Trabalho. O procedimento leva, no máximo, cinco minutos”, diz o coordenador do Trabalho, Fernando Cerqueira, explicando que também serão ofertadas no local, vagas de emprego, habilitação do seguro desemprego e inscrição para cursos de qualificação.

As unidades permanecerão o dia todo e uma equipe da ONG estará presente para realizar a inscrição gratuitamente no “Capacitação Profissional para Jovens”. “Vamos movimentar as comunidades em prol da qualificação profissional e do primeiro emprego. É preciso conscientizá-los que a documentação é o passaporte para oportunidades de trabalho, crescimento profissional e exercício da cidadania”, enfatiza a coordenadora do projeto Capacitação Profissional para Jovens, Claudia Barone.

Projeto- O “Capacitação Profissional para Jovens” oferece curso semestral gratuito de capacitação profissional para jovens de 16 a 20 anos e depois encaminha para vagas de emprego. “Fazemos as etapas principais, mas enfrentamos dificuldades, porque os jovens não têm os documentos necessários para as matrículas e contratação e acabam perdendo oportunidades”, comenta.

Segundo Cláudia, o curso envolve todos os conteúdos teóricos e práticos necessários para um bom embasamento no início de carreira, principalmente para estimular o trabalho em equipe, empreendedorismo e desinibição. “Desenvolvemos práticas administrativas e comerciais, atendimento ao cliente, comunicação, informática, teatro e iniciação para o trabalho”, complementa a coordenadora.

Locais onde estarão as unidades do CAT Móvel:

Associação Cidadania Ativa do Macedônia - Acam
Rua Soriano de Albuquerque, 163 – Jardim Macedônia

Movimento Comunitário Estrela Nova
Rua João Bernardo Vieira, 267 – Jardim Paris

Associação dos Moradores do Jardim Magdalena
Rua Eduardo Carigé Baraúna, 100 – Jd. Magdalena

Instituto Fomentando Redes e Emp.Social –Unid. - Jd Boa Sorte
Rua Sebastian Bodinus, 37 – Jardim Alto do Riviera

Associação de Apoio à Criança e ao Adolescente Bom Pastor
Rua Amaro Gomes, 200 – Jardim Aracati

Centro Popular de Defesa dos Direitos Humanos Frei Tito de Alencar Lima
Rua Pascoal Grieco, 131 – Cidade Júlia

C.P.Humana Nossa Senhora Aparecida
Praça Dom Luís de Mascarenhas, 49 – Jardim Pedreira

Associação à Criança, ao Adolescente e Jovem do Icaraí – Acaji
Rua Lagoa da Tocha, 573 – Jardim Icaraí

Grupo Unido Pela Reintegração Infantil – Guri
Rua Eurídice de Caccine, 286 – Vila Santa Francisca – São Paulo/SP

Associação Comunitária Auri -Verde - CCA – Chác. Sto Amaro
Rua Seresta do Amor, 99 – Chácara Santo Amaro