Semdet dará palestras de orientação para o trabalho no evento “Acertando suas Contas”

Por: Marta Régia Vieira

A partir dessa terça-feira, 22, o público que passar pelo evento “Acertando suas Contas”, no Vale do Anhangabaú poderá participar das palestras gratuitas que serão oferecidas pela Semdet-Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e do Trabalho. Os temas serão de orientação aos trabalhadores para se darem melhor nos processos seletivos para emprego.

A primeira palestra é sobre “Mercado de Trabalho”; na quarta-feira, 23, o assunto é Empreendedorismo; na quinta-feira, Empregabilidade; na sexta-feira, os especialistas da Semdet falarão sobre Marketing Pessoal; no sábado, Escolaridade e Qualificação Profissional; e no domingo, Motivação e Plano de Carreira. As palestras acontecem sempre entre 11h30 e 12h30, com dois especialistas do CAT-Centro de Apoio ao Trabalho, da Semdet, na sala de palestras do evento. Para participar, não é necessário fazer inscrição, basta comparecer com alguns minutos de antecedência.

O “Acertando suas Contas” é promovido pela Semdet e Secretaria Especial Municipal do Microempreendedor Individual, em parceria com a Boa Vista Serviços e Associação Comercial de São Paulo, visando aproximar o cidadão e as empresas para renegociação de dívidas, recuperação de crédito, intermediação de mão de obra, formalização de microempreendedores informais, assim como incentivar práticas de educação financeira, consumo consciente e uso racional de crédito.

Agilidade- “Estou aqui para verificar uma dívida de um cheque devolvido e vi que o CAT também estava atendendo, aí resolvi me cadastrar para encontrar uma vaga de instalador. Ganhei tempo”, disse o trabalhador desempregado, André Ângelo de Paula, que acabava de se cadastrar para intermediação de mão de obra no primeiro dia de atendimento. A expectativa de André Angelo é a mesma da fiscal de loja, Ana Maria da Silva, de 50 anos. Desempregada há um ano, ela foi ao evento só para se cadastrar no CAT e saiu comemorando sua carta de encaminhamento a uma vaga no comércio, no cargo que tem experiência. “Vou até lá hoje mesmo”, garantiu.

O atendimento do “Acertando suas Contas” acontece entre 9h e 19h, quando os cidadãos poderão se cadastrar e verificar oportunidades de emprego, tirar Carteira Profissional e dar entrada no seguro-desemprego pelo CAT, e também fazer análise de concessão de financiamento ao microempreendedor, pelo banco de microcrédito São Paulo Confia, ambos da Semdet