Moradores de Campo Limpo terão a Tenda do Trabalhador a partir desta segunda-feira, 21

Por: Marta Régia Vieira

A partir da próxima segunda-feira, 21, o CAT Itinerante – Tenda do Trabalhador estará na zona Sul da capital, no bairro de Campo Limpo, na praça João Tadeu Priolli, conhecida como Praça Campo Limpo, onde permanecerá até o dia 30 de dezembro. O atendimento à população será para quem procura uma vaga de emprego, para habilitar o seguro-desemprego, tirar Carteira Profissional ou se cadastrar para cursos de qualificação profissional.

 A Tenda do Trabalhador é uma iniciativa da Semdet - Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e do Trabalho com o intuito de aproximar o cidadão aos principais serviços oferecidos nas unidades fixas dos CATs - Centros de Apoio ao Trabalho. Segundo o secretário de Desenvolvimento Econômico e do Trabalho,, o principal objetivo é facilitar o acesso do trabalhador ao emprego e à qualificação almejada.

 A Tenda do Trabalhador tem 200 metros quadrados divididos em: sala para seleção e curso de qualificação; laboratório de informática, onde são ministrados cursos voltados para o mercado de trabalho; espaço de atendimentos para a seleção de emprego, emissão de carteira de trabalho, habilitação ao seguro-desemprego, inclusão de pessoa com deficiência, agendamento de conciliações por meio do Pacet - Posto Avançado de Conciliação Extraprocessual do Trabalhador, inscrição para cursos de qualificação profissional e microcrédito do São Paulo Confia além de inscrições para oficinas de Orientação para o Trabalho.

 Segundo o coordenador do Trabalho, da Semdet, Fernando Cerqueira, Campo Limpo é um dos bairros mais populosos da cidade, por isso, a presença da Tenda deverá auxiliar muita gente na região. “Queremos que a Tenda esteja no bairro para ajudar as pessoas a regularizarem suas situações e, principalmente, abastecê-las de informação, qualificação e oportunidades”, destaca.

Tenda na Brasilândia – A Tenda do Trabalhador esteve por mais de um mês na região da Brasilândia, Zona Norte. Durante esse período, atendeu 5.829 pessoas sendo que, 2.828 buscaram intermediação de mão de obra e 1.676 foram encaminhadas para novo emprego. Boa parte dos cidadãos que procurou a Tenda buscou o serviço de emissão de Carteira de Trabalho (904 pessoas) e outras buscaram regularização da situação financeira perante credores por meio de agendamento de conciliação pelo Pacet (285).