Semdet forma salgadeiras na Zona Leste pelo projeto Fábrica Gastronômica

Por: Marta Régia Vieira

A Semdet-Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e do Trabalho formou, nesta semana, 17 salgadeiras na Zona Leste da capital, pelo projeto Fábrica Gastronômica/Bompar. A parceria entre a Semdet e o Centro Social Nossa Senhora do Bom Parto e o Senac – Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial, além de oferecer a capacitação para produção e comercialização de salgados, criou a possibilidade de se trabalhar com uma nova fonte de renda.

“Meu sonho sempre foi ter um buffet e organizar eventos. Esse é só o primeiro passo”, garante uma das formandas e oradora da turma, Denise de Oliveira Guedes Silva, dona de casa e mãe de dois filhos que poupou os R$ 381,50 mensais fornecidos pelo POT-Programa Operação Trabalho, da Semdet durante os dois meses de curso, para investir na compra de uma máquina de lavar que a auxiliará no início de seu negócio. “Com a máquina, terei mais tempo para fazer os salgados e vender, além de me ajudar para que eu possa me dedicar mais ao meu sonho, que agora ficou maior”, destaca.

Durante o curso, dividido em três módulos: mundo do trabalho, gestão de carreira e salgadeira, as alunas tiveram aulas práticas e teóricas. “Nesse período, elas receberam noções de higiene, manipulação e armazenamento de alimentos, ficha técnica, além da parte prática, que é a confecção de pasteis, pizzas e massas em geral”, ressalta a professora do Senac, Denise de Oliveira Guedes Silva. Além disso, puderam aprender sobre o mercado de trabalho (formal e informal) e suas transformações, desenvolvimento pessoal e profissional, empreendedorismo e postura ética no campo de atuação.

Para as beneficiárias, o curso possibilitou muito mais que novas perspectivas profissionais. “Descobri que sou capaz de tirar o meu sustento dessa nova profissão. Isso me engrandece muito”, diz Hildete Rosa da Silva, dona de casa que adora cozinhar, e que agora vai fazer desse prazer, sua nova profissão.