Parceria entre Prefeitura e 12 escolas de samba capacitará 850 pessoas para o Carnaval

Projeto que começou com a capacitação de 300 pessoas na Associação Unidos de Vila Maria, agora será estendido a outras 11 escolas de samba, capacitando pessoas das comunidades em costura, cenografia, adereços, escultura, estamparia e decoração

  Por: Marta Régia Vieira

O projeto Sampa & Arte, fruto de parceria inicial entre a Semdet-Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e do Trabalho e a Associação Unidos de Vila Maria para capacitar 300 pessoas da comunidade de Vila Maria em áreas artísticas para o Carnaval 2012 teve repercussão junto à comunidade carnavalesca da capital. Após um mês de seu lançamento, o projeto será estendido a mais 11 escolas de samba dos grupos 1 e 2 do Carnaval paulistano.

 Com isso, mais 550 vagas serão distribuídas entre as seguintes escolas: Dragões da Real, Imperador do Ipiranga, Mancha Verde, Morro da Casa Verde, São Lucas, Mocidade Alegre, Rosas de Ouro, Acadêmicos do Tucuruvi, Pérola Negra, Império da Casa Verde e Águia de Ouro. No total, 850 pessoas serão capacitadas nas áreas de costura, cenografia, escultura, adereços, estamparia e decoração, ganhando uma profissão e novas perspectivas no mercado de trabalho. “Qualificar as pessoas que necessitam dando-lhes novos rumos profissionais e ainda proporcionar o trabalho de solidariedade comunitária só engrandece o trabalho de uma prefeitura que preza o ser humano”, ressalta o secretário de Desenvolvimento Econômico e do Trabalho.

 A Semdet concederá aos participantes, por meio do POT- Programa Operação Trabalho, auxílio pecuniário mensal no valor de R$ 572,25, durante os dois meses de duração dos cursos (novembro e dezembro). Os participantes do projeto são pessoas que residem na cidade de São Paulo, estão desempregadas há mais de quatro meses, não recebem seguro desemprego nem qualquer outro tipo de benefício do governo, têm renda familiar menor que meio salário mínimo nacional por membro da família (R$ 272,50) e estão com a situação cadastral do CPF regular junto à Receita Federal.

 Os principais objetivos do projeto são, além de proporcionar aprendizado na dedicação assídua ao trabalho socialmente construtivo, fornecer aos participantes uma alternativa cultural própria e eficiente de qualificação e inserção no mercado de trabalho.

 Vila Maria- Quem pensa que curso de costura, decoração, cenografia e outros ligados à área artística atraem somente as mulheres está muito enganado. Na escola Unidos de Vila Maria, a primeira a receber o projeto, em parceria com a Semdet, os homens é que estão fazendo história. “Estou me redescobrindo e me reinventando profissionalmente. Quero seguir atuando nessa linha de decoração e cenografia que tem me trazido muitas coisas novas e agradáveis”. A frase é do ex-policial rodoviário e atual professor de educação física, Fábio Brito, que colava espelhos em alguns adereços durante aula do curso de decoração na quadra da escola de samba.

 As aulas na Unidos de Vila Maria começaram no dia 17 de outubro, quando os 300 selecionados se iniciaram nas artes de costura, cenografia, percussão, adereços, estamparia e decoração. “O pagamento da bolsa funciona como um incentivo para que estas pessoas permaneçam no curso até o final e saiam com uma profissão, com um novo horizonte profissional em suas vidas”, ressalta Cintra.

 E é justamente esta a expectativa de Daiane Barbosa da Silva, jovem de 18 anos que cresceu dentro da comunidade de Vila Maria e sonha em trabalhar na área de decoração. “Esse curso está sendo maravilhoso para mim, pois com dedicação e força de vontade, sei que posso me especializar e conseguir uma oportunidade no mercado de trabalho neste segmento”, diz.

 Para o professor de arte e aderecista da Unidos de Vila Maria, Leno Vidal, que ministra aula de cenografia aos selecionados, todas as oficinas dos cursos pulsam em um mesmo objetivo que é o de materializar o sonho do carnavalesco. “Aqui estas pessoas desenvolvem habilidades de criação, percepção visual e apuram sua sensibilidade para a montagem de cenários, decorações, figurinos, podendo usar todo o aprendizado em vários momentos de sua vida”, explica Vidal.

 Esse é o caso, por exemplo, de Bárbara Oliveira, que trabalhava na área de cinema, em Belém do Pará, há quatro anos. “Vim para São Paulo e aqui trabalho com produção de eventos. Quando fiquei sabendo do curso, decidi me inscrever, pois vai me ajudar muito alavancando meus conhecimentos para outras áreas”, comenta.

 Segundo o professor de estamparia do curso, Fábio Freire, a intenção dos cursos é justamente esta: alavancar os conhecimentos e facilitar a empregabilidade destas pessoas. “Na minha área de serigrafia e estamparia, tenho certeza que as pessoas estarão aptas a trabalhar em qualquer posição dentro de uma empresa ou até montar sua própria estamparia, pois daremos todas as noções que ele precisa para ser um ótimo profissional nesta área”, garante.

 Os cursos da Vila Maria acontecem de segunda a sexta-feira, nos períodos da manhã, tarde e noite.