Bastidores da São Paulo Fashion Week contarão com o trabalho de mulheres em situação de violência doméstica

As candidatas do programa Tem Saída da Prefeitura de São Paulo já passaram pelo processo e as selecionadas seguem para o treinamento no dia 23 de maio. Um dos maiores eventos de moda do mundo, a SPFW começa os desfiles nessa semana.

O programa Tem Saída, da Prefeitura de São Paulo, participará novamente da São Paulo Fashion Week, em uma parceria que auxilia as beneficiárias da iniciativa na inserção no mercado de trabalho. Desde 2021, os desfiles contam com mulheres em situação de violência doméstica e familiar, que são acompanhadas pelo Tem Saída a fim de que possam conquistar a independência financeira e sair do ciclo de violência.

“A parceria entre a Prefeitura de São Paulo e a SPFW é de suma importância, pois reúne esforços para combater a violência contra as mulheres. As mulheres que vivenciam a violência doméstica muitas vezes são impedidas de trabalhar, de sair livremente e vivem em isolamento. É visível como a experiência de estar trabalhando, com autonomia, em um evento grande como esse ajuda a restaurar a vitalidade e a autoconfiança delas – além de garantir a tão necessária renda extra”, ressalta a secretária municipal de Desenvolvimento Econômico e Trabalho, Aline Cardoso.

Na próxima terça-feira, 23 de maio, as selecionadas irão participar de treinamento, junto à equipe da São Paulo Fashion Week, para conhecer o funcionamento dos backstage dos desfiles.

O Cate - Centro de Apoio ao Trabalho e Empreendedorismo pré-selecionou 16 mulheres do programa para participar de um processo seletivo na última quinta-feira (18). A oportunidade também é oferecida graças ao programa municipal Fashion Sampa, que fomenta o mercado da moda na Capital e atua em parceria com o In-mod - Instituto Nacional de Moda e Design e a SPFW.

São cinco vagas para trabalhar na monitoria de acesso do evento, que inclui as funções de controlar a entrada e saída de pessoas, organizar assentos e instruir a entrada para a sala de desfile. As selecionadas atuarão nos desfiles dos dias 25 a 28 de maio, no Komplexo Tempo.

O impacto do Tem Saída

“Eu deixei de trabalhar por causa dele. Apesar de ter nível superior, ele não me deixava trabalhar, sempre inventava alguma coisa para eu não poder sair de casa”, relatou uma das participantes, que possui formação em Educação Física. “Depois de tudo que eu passei, de me afastar tanto do mundo do trabalho, eu sou muito grata ao acolhimento que recebi em todos os lugares, no Tribunal de Justiça, na Delegacia da Mulher, no Tem Saída e no Cate”, continuou.

Ela também complementou falando sobre a importância dessas ações focadas no empoderamento das vítimas. “Às vezes, mesmo se você consegue alguma coisa legal, quando fala que estava desempregada porque passou por violência doméstica as pessoas já vão te segregando. Então, é indispensável ter essa iniciativa que propõe um olhar compreensivo e conversa antecipadamente com as empresas. São mulheres que realmente tem capacidade, mas sofreram algum tipo de violência e estão em processo de superação”.

O processo seletivo foi conduzido, na maior parte do tempo, em formato de conversa, com interações entre as participantes e as coordenadoras do In-Mod. Além de explicar para as candidatas como funciona o controle de acesso em um evento nas proporções do SP Fashion Week, também foi incentivada a troca de histórias e relatos entre as participantes.

Depois dessa entrevista coletiva, outra das pré-selecionadas compartilhou sua experiência e destacou a importância do programa. “Estou inserida no Tem Saída há dois meses e ele está ajudando a me recolocar profissionalmente mais rápido, com acompanhamento. Uma das violências que sofri foi a patrimonial. Fiquei sem o meu imóvel e agora estou sem onde morar, mas ainda tenho que pagar os impostos. Com 54 anos, ainda tenho alguns anos para contribuir com o mercado de trabalho e quero estar ativa – até já consegui voltar a estudar, fazer cursos! O Tem Saída oferece um atendimento específico para situações como a minha e parabenizo muito a todos os profissionais envolvidos”.

Outras oportunidades

O programa Tem Saída, que tem atuação na Capital desde 2018, e tem parcerias com empresas, que estão alinhadas com as causas femininas, busca permanentemente ampliar a inserção dessas mulheres. Ainda na quinta (18), outra beneficiária do Tem Saída também estava no Cate Central, mas dessa vez para assinar seu contrato de trabalho, após ser aprovada para uma vaga de emprego permanente em um hospital.

No programa há 19 dias, ela relata a experiência: “a iniciativa está ajudando as mulheres a sair do ciclo de violência e recomeçar a vida. Eu mesma vou recomeçar a minha do zero. Saí só com a roupa do corpo e minha filha de casa. Mas agora estou bem, estou tranquila, estou fazendo acompanhamento psicológico e estou bem feliz”.

Ela falou com muito vigor e clareza sobre seus planos para o futuro. “Fiquei sabendo do programa por meio da casa de acolhimento na qual estou morando, da rede Fala Mulher, um lugar transformador. Eu não pretendo voltar a morar na região da qual eu saí, não pretendo ter mais contato com o agressor e nem com pessoas próximas a ele. Vou reconstruir minha vida em outro lugar, com minha filha, bem tranquila, trabalhando”.

*O nome de todas as entrevistadas foi omitido para não revelar suas identidades e coloca-las em risco ou em posição comprometedora.

Tem Saída
O programa Tem Saída foi lançado em 2018 e é uma política pública voltada à autonomia financeira e empregabilidade da mulher vítima de violência doméstica e familiar. A ação é uma parceria entre a Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Trabalho, Ministério Público, Defensoria Pública, Tribunal de Justiça, OAB-SP, ONU Mulheres e Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania.

A vítima em situação de violência doméstica e familiar poderá ser integrada ao Programa Tem Saída a partir do atendimento realizado pelos órgãos de justiça e rede municipal de apoio à mulher. Passando pelo atendimento, ela é encaminhada ao Cate. O processo destinado a esse público é diferenciado com apoio de equipe técnica e recursos humanos das empresas parceiras.

Sobre o Fashion Sampa
O Fashion Sampa tem o objetivo de fomentar o mercado da moda, promovendo ações de qualificação profissional e geração de renda por meio do empreendedorismo e gestão de negócios. A iniciativa, que conta com o apoio da São Paulo Fashion Week, incentiva o empreendedorismo e o desenvolvimento de políticas voltadas a reduzir as desigualdades regionais.

O Fashion Sampa promove também a conscientização e o combate à pirataria e a realização de ações educativas para a produção e o consumo socialmente e ambientalmente sustentável a fim de colaborar com a erradicação do trabalho análogo à escravidão e a redução de impactos ambientais causados pela indústria têxtil.

 

 

 

Por Camila Sales 

 

Siga a SMDET nas redes sociais