Zeladores de Praça começam a atuar na região de M’Boi Mirim

Por: Solange Borges

O projeto Zeladoria de Praça, parceria das secretarias municipais de Desenvolvimento Econômico e do Trabalho, do Verde e Meio Ambiente e de Coordenação das Subprefeituras, trouxe novo alento à família de Roseli Belo Tenório, 40 anos. Com um filho de 20 anos passando por depressão, a moradora do Jardim São Luiz, na zona sul, não poderia imaginar que cuidar de plantas poderia ser a solução para o problema. “Quando soube da possibilidade de lidar com plantas fiquei feliz, só não sabia que essa atividade conseguiria tirar meu filho de casa. Ele ficava muito quieto e triste todos os dias, precisando de medicamentos para amenizar a doença. Mas, houve interesse por parte dele pelo curso e fomos juntos até o final”, relata.

 Roseli afirma que o filho, Robson Danilo Belo Tenório, agora “é outro”. A mãe conta orgulhosa que Robson está mais comunicativo, fez amizades no curso e estava ansioso para iniciar as atividades práticas. “Esse curso ajudou muito, além do auxílio financeiro, trouxe novas esperanças para minha família. Já penso em me aperfeiçoar fazendo paisagismo”.

O secretário de Desenvolvimento Econômico e do Trabalho visitou os participantes do projeto na subprefeitura de M’Boi Mirim e destacou que “conceder o auxilio mensal aos participantes tem relevante importância, mas o que sobressai é a qualificação profissional, que deixa os envolvidos mais confiantes e dispostos para enfrentar os desafios da vida”.

Outro zelador de praça animado com o aprendizado é Thiago Davidson de Almeida, 21 anos. Ele vê também no aprendizado, a possibilidade de conseguir novas oportunidades de emprego. “Não tinha ideia das diversas atividades que envolvem esse projeto. Aprendi como plantar e podar, além de outras dicas importantes para preservar o meio ambiente”.

Roseli, Robson e Thiago fazem parte do grupo de 74 participantes do projeto que concluíram o curso sobre técnicas de jardinagem e recebem auxilio pecuniário mensal de R$ 572,25 da Semdet, por meio do POT- Programa Operação Trabalho. O grupo atuará  em cerca de 50 praças da área de abrangência da subprefeitura de M’Boi Mirim como a Alceu de Amaro Lima, próxima ao Terminal João Dias, Agenor de Oliveira e Sebastião Muniz, todas no bairro Jardim São Luiz.