Geração de renda na periferia e Cadeia do Alimento foram temas do III Simpósio de Segurança Alimentar e Nutricional da Prefeitura de SP

Em celebração ao Dia Mundial da Alimentação, o evento reuniu principais atores envolvidos com a temática para a troca de ideias e os resultados do Poder Público no combate à insegurança alimentar

O Centro de Inovações Verdes Bruno Covas – Hub Green Sampa, recebeu na última segunda-feira, 17 de outubro, o III Simpósio de Segurança Alimentar e Nutricional. O evento, promovido pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Trabalho da Prefeitura de São Paulo, reuniu atores do Poder Público, além de autoridades do terceiro setor e da sociedade civil, para a apresentação de resultados e troca de ideias.

O evento faz parte da programação da Semana Municipal da Alimentação, desenvolvida e executada pela Coordenadoria de Agricultura e de Segurança Alimentar e Nutricional (CA/COSAN), com o objetivo de capacitar e conscientizar a população nos âmbitos do combate ao desperdício, sustentabilidade, e promoção da alimentação adequada e saudável.
 

A abertura do Simpósio contou com a presença da secretária de Desenvolvimento Econômico e Trabalho, Aline Cardoso, que destacou a importância da Semana Municipal da Alimentação. “O objetivo da programação é atender todas as regiões da cidade, levando capacitação e conscientização para crianças e adultos. Além disso, com este Simpósio, unimos os atores do setor em um único local, incentivando o diálogo, o debate e a construção de novas ideias”, comentou.
O evento foi dividido em três painéis temáticos. O primeiro teve a participação das secretarias de Desenvolvimento Econômico e Trabalho, Educação, Saúde, Direitos Humanos e Cidadania e Governo, que apresentaram as ações de Segurança Alimentar e Nutricional na Cidade de São Paulo.

O segundo painel, cujo tema era “Cadeia do Alimento: o desafio de levar à população alimentos seguros, saudáveis e com sustentabilidade'', contou com a mediação do nutricionista Alisson Machado, do Instituto Capim Santo, que, ao lado dos especialistas Nina Orlow, do Movimento Nacional dos ODSs do Estado, e Diego Brasil, da Gastromotiva, discutiram a respeito da logística e impactos dos seus trabalhos promovidos na cidade.

“Geração de renda na periferia com a produção de alimentos saudáveis” foi o tema da última roda de conversas, que contou com a participação do fundador do Gastronomia Periférica, Edson Leite, das agricultoras do Mulheres do GAU, Joelma Marcelino e Vilma Martins, e do empreendedor Social do coletivo Organicamente Rango, Tiago Vinicius Solano. O grupo destacou a atuação e os desafios de promover uma alimentação mais saudável e diversificada nas áreas mais afastadas da cidade, tirando dúvidas do público a respeito de logística, administração e gestão dos negócios.

A programação da Semana da Alimentação segue até 21 de outubro, com eventos extras também na próxima semana, oferecendo atividades práticas de conscientização e capacitação para todas as idades. A programação completa está disponível clicando aqui.
 

Sobre a Coordenadoria de Segurança Alimentar e Nutricional e a Coordenadoria de Agricultura

A Coordenadoria de Segurança Alimentar e Nutricional - Cosan tem a missão de promover a Segurança Alimentar e Nutricional, no município de São Paulo, especialmente junto à parcela da população que se encontra em situação de vulnerabilidade social e econômica, por meio de programas, projetos e ações com foco na mitigação da insegurança alimentar e nutricional, na promoção da geração de renda e trabalho e no fomento ao empreendedorismo. Saiba mais clicando aqui.

A Coordenadoria de Agricultura é responsável por implementar ações para desenvolvimento rural sustentável e o fortalecimento da agricultura urbana e periurbana. O foco do trabalho da Coordenadoria é promover a inclusão produtiva, segurança alimentar e nutricional, emprego e renda, através do fortalecimento das cadeias produtivas sustentáveis, promoção da conservação do solo, água e vegetação nativa, fomento a transição para sistemas orgânicos e agroecológicos de cultivo, e desenvolvimento das iniciativas comunitárias e educacionais de agricultura na cidade.
São mais de 1000 locais de agricultura identificados na Plataforma Sampa+Rural, entre Unidades de Produção Agropecuária que produzem hortaliças, frutas e legumes nas zonas rurais e urbanas, na sua maioria de características familiares, além de hortas comunitárias e institucionais

São mais de 1000 locais de agricultura identificados na Plataforma Sampa+Rural, entre Unidades de Produção Agropecuária que produzem hortaliças, frutas e legumes nas zonas rurais e urbanas, na sua maioria de características familiares, além de hortas comunitárias e institucionais. Acesse a Sampa+Rural clicando aqui.

Siga a SMDET nas redes sociais