Prefeitura de SP promove Semana Municipal da Alimentação com atividades gratuitas e mutirão de emprego na área gastronômica e de comércio

Atividades acontecerão nos equipamentos da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Trabalho entre os dias 16 e 21 de outubro

 

Em celebração ao Dia Mundial da Alimentação, a Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Trabalho, por meio da Coordenadoria de Segurança Alimentar e Nutricional e da Coordenadoria de Agricultura, realizará a partir do dia 16 de outubro a Semana Municipal da Alimentação, oferecendo diversas atividades, dentre elas oficinas culinárias, oficinas práticas de cultivo de hortas, atividades lúdicas com crianças, simpósio e espaços para debate que promovam a reflexão sobre o direito de todos ao acesso à uma alimentação saudável e a importância das práticas sustentáveis desde a produção até o consumo dos alimentos.

Instituída pela ONU, o Dia Mundial da Alimentação é celebrado em 16 de outubro por mais de 150 países. A data é tida como importante para consciencializar a opinião pública sobre questões relativas à alimentação e nutrição. Neste ano traz o tema "Não deixar ninguém para trás” que fala da necessidade de construir um mundo sustentável onde todas as pessoas, em todas as partes, tenham acesso regular e suficiente a alimentos nutritivos.

“Segurança Alimentar é um tema que deve ser tratado com todas as idades, desde as crianças, que consomem aquilo que é dado a elas, até os pais, que são reflexos da alimentação de seus filhos. Quando se fala sobre o tema logo pensamos na fome, na falta de comida, mas insegurança alimentar vai muito além disso, como o consumo inadequado de produtos ultraprocessados, industrializados e a ausência de hortaliças, frutas e legumes”, destaca a secretária de Desenvolvimento Econômico e Trabalho, Aline Cardoso. “A conscientização é o primeiro passo para uma São Paulo mais saudável e com menos deficiências alimentares, e é esse o principal objetivo da Semana Municipal de Alimentação”, finaliza.

A abertura da Semana Municipal da Alimentação acontecerá no domingo, dia 16 de outubro, no Cresan Vila Maria. O local, assim como o Cresan Butantã e outros pontos da cidade, receberá uma série de atividades para todas as idades, que podem ser conferidas clicando aqui.

Na segunda-feira, o Centro de Inovações Verdes Bruno Covas - Hub Green Sampa, receberá o 3º Simpósio de Combate ao Desperdício e Segurança Alimentar. O evento contará com painéis temáticos reunindo especialistas do setor público, privado e terceiro setor que apresentarão os resultados de suas ações, além de troca de experiências. Clique aqui e confira a programação do evento. 

Vagas de emprego no setor - O Cate Central recebe na terça-feira, 18, das 9h às 16h, o Contrata SP - Alimentação. O mutirão de emprego oferecerá cerca de 100 vagas com salários e funções diversas no setor de gastronomia e comércio.

Todas as ações e eventos são gratuitos e abertos ao público, sem necessidade de inscrição prévia.

Sobre a Coordenadoria de Segurança Alimentar e Nutricional e a Coordenadoria de Agricultura

A Coordenadoria de Segurança Alimentar e Nutricional - Cosan tem a missão de promover a Segurança Alimentar e Nutricional, no município de São Paulo, especialmente junto à parcela da população que se encontra em situação de vulnerabilidade social e econômica, por meio de programas, projetos e ações com foco na mitigação da insegurança alimentar e nutricional, na promoção da geração de renda e trabalho e no fomento ao empreendedorismo. Saiba mais clicando aqui.

A Coordenadoria de Agricultura é responsável por implementar ações para desenvolvimento rural sustentável e o fortalecimento da agricultura urbana e periurbana. O foco do trabalho da Coordenadoria é promover a inclusão produtiva, segurança alimentar e nutricional, emprego e renda, através do fortalecimento das cadeias produtivas sustentáveis, promoção da conservação do solo, água e vegetação nativa, fomento a transição para sistemas orgânicos e agroecológicos de cultivo, e desenvolvimento das iniciativas comunitárias e educacionais de agricultura na cidade.

São mais de 1000 locais de agricultura identificados na Plataforma Sampa+Rural, entre Unidades de Produção Agropecuária que produzem hortaliças, frutas e legumes nas zonas rurais e urbanas, na sua maioria de características familiares, além de hortas comunitárias e institucionais

O Comusan

O Conselho Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional de São Paulo é um espaço de diálogo e estimula a organização da sociedade, por meio da integração de três setores: representantes do poder público, sociedade civil organizada e instituições ou entidades que atuam com segurança alimentar e nutricional. O Conselho tem caráter consultivo e suas atividades envolvem a proposição, acompanhamento e fiscalização das ações do governo municipal nas áreas de segurança alimentar e nutricional; a articulação de áreas do governo municipal com as organizações da sociedade civil para a implementação de ações voltadas ao combate das causas da miséria e da fome; além do incentivo de parcerias de caráter regional que garantam mobilização dos setores envolvidos e racionalização do uso dos recursos disponíveis.

SERVIÇO
Semana Municipal da Alimentação 2022
Data: 16 a 21 de outubro

Locais:
Cresan Vila Maria - Rua Sobral Junior, 264
Cresan Butantã - Rua Nella Murari Rosa, 40
HUB Green Sampa - Rua Sumidouro, 580
Locais de agricultura pela cidade.

Contrata SP - Alimentação
Data: 18/10/2022
Local: Cate Central
Endereço: Av Rio Branco, 252

Oficinas gastronômicas e atividades educativas - clique aqui
III Simpósio de Segurança Alimentar e Nutricional - clique aqui
Programação gratuita

Por: Miguel Guedes

Siga a SMDET nas redes sociais