Prefeitura acompanha empreendedores desde o início da jornada com programas e atendimento customizado

Gestão municipal oferece serviços gratuitos para apoiar e fortalecer empreendedores(as) das periferias da cidade

Com o objetivo de fortalecer e apoiar as pessoas que têm, ou querem abrir, um negócio nas periferias, a Prefeitura de São Paulo possui programas que vão da formalização à capacitação de micro e pequenos empreendedores. Além de atender e acompanhar esses empreendedores desde o início de sua jornada.

Nesta quarta-feira (05) é celebrado o Dia do Empreendedor, data criada em homenagem ao Estatuto da Microempresa e da Empresa de Pequeno Porte. O grupo é responsável por um grande movimento de criação de emprego e renda no país. Um levantamento realizado pela Contabilizei, com dados da Receita Federal, apontou que só no primeiro semestre de 2022, mais de 2 milhões de novas empresas foram abertas no Brasil.

O estudo mostrou que das 2.016.481 empresas abertas, 78,48% são microempreendedores individuais (MEIs), o que equivale a 1.582.628 mil CNPJs. Já as microempresas, empresas de pequeno e de grande porte ocupam a fatia de 21,52%, o equivalente a 433.853 mil. As empresas de serviços representaram mais da metade do total de CNPJs abertos, com 60,41%, seguido por comércio e indústria, respectivamente.

Pensando neste setor que enfrenta tantos desafios para desenvolver e manter o negócio, ainda mais em um momento crucial de retomada econômica em virtude da pandemia da Covid-19, a Prefeitura de São Paulo investe constantemente em cursos, treinamentos, programas de aceleração, atendimentos personalizados e espaços colaborativos de trabalho, tudo gratuito, para fazer com que esses negócios se desenvolvam, assim como os territórios em que estão instalados.

Criados pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Trabalho (SMDET), por meio da Agência São Paulo de Desenvolvimento (Ade Sampa), os programas de aceleração contam com acompanhamento completo e recursos para os projetos selecionados. Entre eles, é importante destacar o Vai Tec, Vai Tec Games, Amplifica Cine e o Green Sampa, que foi reconhecido em maio deste ano como a segunda melhor iniciativa em sustentabilidade das cidades Ibero-Americanas pela União das Cidades Capitais Ibero-Americanas (UCCI).
“A Prefeitura de São Paulo tem investido constantemente no suporte aos empreendedores paulistanos, especialmente aqueles que estão nas regiões mais vulneráveis da cidade. Nosso objetivo é oferecer um atendimento de qualidade, de maneira descentralizada, e com todo o suporte necessário para que possamos fortalecer, aprimorar e impulsionar cada vez mais os donos de pequenos negócios da Capital”, declara a secretária de Desenvolvimento Econômico e Trabalho, Aline Cardoso.

Além disso, a entidade oferece cursos e possui um atendimento especializado com foco no empreendedorismo, tirando dúvidas sobre formalização para Microempreendedor Individual (MEI), documentação, orientações sobre microcrédito, acompanhamento personalizado para atender as necessidades de cada um.

A Ade Sampa, ainda, opera os TEIAS, espaços de trabalho colaborativos que estão espalhados por 17 pontos da capital paulista, com toda a infraestrutura necessária, além de cursos e oficinas voltadas para o universo empreendedor. Recentemente, a entidade passou a operar também a Sampa Cast, uma sala de podcast e videocast gratuita totalmente equipada e com equipe técnica especializada para auxiliar nas gravações.

“A pandemia impactou todos os setores da economia e agora, com a reestruturação econômica, os micro e pequenos empreendedores de São Paulo se mostram ainda mais dinâmicos, com propostas inovadoras e que agregam valor aos consumidores. A criação de novos negócios está cada vez mais em alta e o setor necessita de um solo fértil para se desenvolver. Por causa disso, as ações criadas pela Prefeitura de São Paulo oferecem meios significativos para a geração de empregos nas periferias da capital paulista, além de fortalecer a confiança das pessoas para continuar empreendendo”, pontua o presidente da Ade Sampa, Renan Vieira.

 

 

 

 

Siga a SMDET nas redes sociais