Prefeitura de São Paulo participa da Expo Longevidade com serviços para o público 50+

O evento em sua quarta edição conta com feira e fórum de tendências, com amplo leque de atividades ao público


A Prefeitura de São Paulo estará na quarta edição da Expo Longevidade, que ocorre entre os dias 29 e 30 de setembro e 1º de outubro. O evento que volta a ser realizado de forma presencial, reunirá no Centro de Convenções Rebouças uma feira de negócios, experiências, palestras e serviços para o público 50+. A Prefeitura de São Paulo estará com estande no local, levando aos visitantes serviços das secretarias de Desenvolvimento Econômico e Trabalho, de Saúde, de Direitos Humanos e Cidadania e de Esporte e Lazer.

“A economia prateada é a terceira maior atividade econômica do mundo, movimentando cerca de US$ 7,1 trilhões anuais e consequentemente, gerando muitas oportunidades em negócios. São Paulo está atenta a esse movimento e busca se preparar para oferecer serviços para essa população, cada vez mais numerosa. Atualmente, cerca de dois milhões de pessoas na cidade estão com 60 anos ou mais.”, ressalta a secretária municipal de Desenvolvimento Econômico e Trabalho, Aline Cardoso.

Os visitantes encontrarão no espaço da Prefeitura de São Paulo, localizado no Salão Cinza, serviços do Cate – Centro de Apoio ao Trabalho e Empreendedorismo, com vagas de emprego e cadastro para o Contrata SP 50+, mutirão que será realizado no dia 5 de outubro. Os empreendedores podem contar com o atendimento dos analistas de negócios da Ade Sampa, agência ligada à SMDET, para orientação de como se formalizar como MEI – Microempreendedor Individual, abertura de CNPJ; declaração anual de rendimentos (DASN-SIMEI); solicitação de Microcrédito; cadastro para o programa Mãos e Mentes Paulistanas, voltado a artesãos e manualistas da capital, entre outros.

No estande de 110m² ainda será possível utilizar os serviços da Secretaria da Saúde com os programas Recorda SP, acompanhante de idosos, orientação sobre a unidade de referência em saúde do idoso e maquetes de prevenção de queda. Já a Secretaria de Direitos Humanos e Cidadania fará uma exposição das atividades do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa e a de Esporte e Lazer oferecerá ao público jogos de tabuleiro, rede de peteca e personal dancer, mostrando os serviços disponíveis em programas de atividades físicas e de saúde.

Fórum

A Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Trabalho participa também da Longevidade Expo+Fórum. São três dias com vários painéis que debaterão temas como “Orgulho e Preconceito - Etarismo, Racismo e Necessidades especiais”;
“Espiritualidade e Longevidade” e “Silver Week – Revolução do Consumo para a Economia Prateada”.

A secretária municipal de Desenvolvimento Econômico e Trabalho, Aline Cardoso, compõe o painel: “A importância da inclusão produtiva de pessoas de todas as idades no mercado de trabalho - Políticas públicas e fomento ao empreendedorismo e contratação 50+”. Estarão juntos no bate-papo Bruno Laskowsky, diretor de Participações, Mercado de Capitais e Crédito Indireto no BNDES e Mórris Litvak, fundador e CEO da Maturi. A roda de conversa ocorre no dia 30 de setembro, das 15h30 às 16h10, no Auditório 2.

Já a secretaria de Direitos Humanos e Cidadania debaterá no encontro o tema: Como participar de projetos financiados pelo Fundo Municipal do Idoso da cidade de São Paulo. O painel ocorre na sequência, às16h10, no mesmo local . O Fundo Municipal do Idoso (FMID) da cidade de São Paulo foi criado em 2012, e regulamentado em 2017, tem como finalidade financiar projetos complementares e/ou inovadoras às políticas públicas municipais existentes a população idosa, apresentadas por organizações da sociedade civil e por organizações governamentais, por meio da celebração de termos de fomento ou convênios, que estejam em consonância com as diretrizes de políticas para a pessoa idosa da capital e com o Plano de Ação e de Aplicação de Recursos do FMID.

A mesa será composta por Renato Cintra, coordenador de Políticas para a Pessoa Idosa, Elizete Regina Nicolini, analista de Políticas Públicas e Gestão Governamental da Coordenadoria de Planejamento e Informação e Maria Enaura Vilela Barricelli, mestranda em Gerontologia.


Sobre a Expo Longevidade


Organizada pelo Grupo CouroModas, a Expo Longevidade, que ocorre na semana que é celebrado o Dia Internacional do Idoso, em 1° de outubro, é estruturada nos segmentos de saúde e bem-estar; turismo, lazer e destinos; finanças, seguros e trabalho; conhecimento, cultura e tecnologia; casa, consumo e facilities; gastronomia e nutrição; e moda, beleza e pro age. O evento reúne empresas de todos os portes, desde startups até grandes conglomerados, em um espaço que funcionará como vitrine, experimentação e canal de vendas de produtos e serviços diretamente ao mercado sênior. A expectativa é reunir cerca de 70 empresas.

Em edição híbrida, o evento terá mais de 250 palestras previstas no cronograma. Além do público presencial, a programação será transmitida em tempo real no Youtube e nas redes sociais para facilitar a participação de longevos em todo o Brasil e também no exterior.

A realização do evento coincide com a Semana da Longevidade, iniciativa construída a quatro mãos pelos organizadores da Longevidade Expo+Fórum e as gestões municipais e do Governo do Estado de São Paulo.


Serviço:

Evento: Longevidade Expo+Fórum 2022
Dias: 29 a 30 de setembro e 1° de outubro
Local: Centro de Convenções Rebouças - Avenida Rebouças, 600 – Pinheiros
Estande da Prefeitura de São Paulo: Salão Cinza, 2º andar
Cadastramento: www.longevidade.com.br

 

 

 

 

Siga a SMDET nas redes sociais