Novos zeladores de praça começam a atuar na zona sul

 

Por: Solange Borges

Depois de 15 dias de curso sobre técnicas de jardinagem, 74 participantes do projeto Zeladoria de Praças da Prefeitura de São Paulo encerraram nessa quinta-feira, dia 29, a parte teórica da atividade e passaram a colocar em prática as ações nas praças localizadas na região da subprefeitura de M’Boi Mirim, na zona sul de São Paulo. A ação ocorre desde 2008 em parceria entre as secretarias municipais de Desenvolvimento Econômico e do Trabalho, do Verde e Meio Ambiente e de Coordenação das Subprefeituras.

O objetivo do projeto é promover o cuidado em áreas verdes e gerar empregos. Já está implementado em 24 subprefeituras, incluindo cerca de 1.300 beneficiários capacitados para cuidar da vegetação, fazer pequenos reparos, melhorar o visual paisagístico e dar condições regulares de uso a praças e áreas verdes na cidade.

Os participantes tem entre 18 e 65 anos e precisam estar desempregado a mais de quatro meses e não receber o seguro desemprego. Entre os critérios para ser selecionado está a renda familiar per capita de até meio salário mínimo (R$ 272,50). A Semdet, por meio do POT- Programa Operação Trabalho da Semdet concede auxilio mensal de R$ 572,25 a cada participante do projeto