CAT Móvel percorre 88 mil km pela periferia de SP e cadastra mais de 61 mil pessoas em dois anos de atividade

Foram 87.705 km percorridos pelas sete unidades desde sua inauguração, levando oportunidades de emprego, de capacitação, seguro-desemprego e Carteira de Trabalho a bairros distantes como Guaianazes, Itaim Paulista e Parelheiros

Por: Marta Régia Vieira

 

“Estou me candidatando a uma vaga de instrutor de informática em uma escolinha aqui do bairro, mas não tinha carteira profissional. Quando soube que o CAT Móvel estava aqui, vim correndo para tirar, pois se tivesse que ir a Itaquera, iria perder o dia”. A frase é do jovem Vitor Henrique Lima da Silva, morador da Cidade Tiradentes, extremo Leste da capital, que tirou sua carteira em cinco minutos na unidade móvel do CAT-Centro de Apoio ao Trabalho que esteve em seu bairro na última semana de setembro.

 O sentimento de Vitor era compartilhado por seus amigos, Michael Wesley de Souza Figueiredo e Tamires Lopes da Silva, que procuraram o CAT Móvel para se candidatarem a uma oportunidade de emprego. “Trabalho entregando panfletos no farol, mas não quero isso prá mim, por isto estou aqui. Temos que aproveitar já que as oportunidades vieram até nós pelo CAT Móvel”, diz Michael, ressaltando que demoraria pelo menos três horas entre ir e voltar da central de vagas mais próxima em Itaquera, além de gastar dinheiro com a condução.

 São histórias como essas e muitas outras testemunhadas diariamente pelos atendentes das unidades do CAT Móvel nesses dois anos de sua existência que comprovam que o sonho de levar serviços básicos como uma oportunidade de emprego, curso de capacitação e emissão de carteira de trabalho à população mais carente, moradora de regiões extremas da capital, vem dando frutos.

 “O idealismo de nos aproximarmos do cidadão mais necessitado, daqueles que não têm condições nem de pegar ônibus e buscar uma nova chance no mercado, foi que nos moveu no sentido de criarmos algo que fosse até as regiões mais distantes, buscando resgatar a cidadania dessas pessoas incluindo-as na sociedade”, ressalta o secretário de Desenvolvimento Econômico e Trabalho.

 Mas não só as histórias mostram que o ideal do CAT Móvel vem sendo alcançado. Os números também. Desde abril de 2010, quando a primeira unidade móvel saiu às ruas, 61.824 cadastros de intermediação de mão de obra foram realizados, sendo que 40% deste total foram encaminhados a uma oportunidade de emprego. Emissões de Carteira Trabalho também são recorde nas unidades: 15.393 novos documentos já foram emitidos até hoje.

 Distância - A grandiosidade dos números do CAT Móvel também se traduzem pelas distâncias percorridas. São sete unidades móveis que, juntas, rodaram cerca de 87.800km desde 2010, alcançando cidadãos de bairros muito distantes como Parelheiros (48km da capital), Itaim Paulista (44km), Cidade Tiradentes (41km), Guaianazes (36km), entre outros.

 Mas as vãs do CAT Móvel não são importantes só na periferia. Na região central, especificamente na Praça Ramos de Azevedo, onde passam milhares de pessoas diariamente, as unidades também batem recordes de procura.

 “Temos equipes muito bem treinadas capazes de orientar e direcionar os cidadãos, otimizando o tempo e as necessidades de cada um. A cada quinzena, quando as unidades do CAT Móvel mudam de bairro, são produzidos relatórios que nos permitem observar quais as necessidades de cada região, baseando nossos estudos para sabermos onde poderemos construir novos postos fixos no futuro”, explica o coordenador do Trabalho e dos CATs, da Semdet-Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e do Trabalho, Fernando Cerqueira.

 Segundo Cerqueira, algumas das regiões que mais solicitam a presença do CAT Móvel são os bairros da Freguesia do Ó/Brasilândia e Jaçanã, que já são candidatos a novos postos no futuro.

 A procura pelo CAT Móvel também tem aumentado junto às Bases Comunitárias da PM, que cada vez mais requisita a presença das unidades visando se aproximar mais da população. “Esta parceria de nossas bases com o CAT Móvel é uma ideia que tem dado certo, uma vez que traz a população mais para perto da Polícia Militar, e nos possibilita um contato maior com o cidadão facilitando o nosso trabalho que é o de fazer o policiamento primário e preventivo”, ressaltou o Sargento Rodrigues, da base comunitária localizada no Jardim Nordeste, em Arthur Alvim, Zona Leste da Capital, onde o CAT Móvel esteve no início do mês.

 CAT Móvel – Atualmente a Semdet dispõe de sete Vans totalmente equipadas com notebooks que acessam a internet e permitem o cadastro online do cidadão junto ao banco de empregos do Sistema do MTE-Ministério do Trabalho e Emprego. A cada 15 dias, as unidades mudam de bairro e se posicionam em locais de grande circulação de pessoas nas cinco regiões da capital. A Zona Leste, por ser a mais populosa e muito grande em extensão territorial, conta com três unidades móveis quinzenalmente. As demais têm uma Van cada uma. Para usufruir dos serviços, o cidadão deve comparecer à unidade munido de RG, CPF e, caso possua, nº do PIS e Carteira Profissional.