Tenda do Trabalhador vai para a Brasilândia

Por: Marta Régia Vieira

A partir da próxima segunda-feira, 26, das 8h às 17h, o CAT Itinerante – Tenda do Trabalhador estará na zona Norte da capital, no bairro da Brasilândia, à avenida Deputado Cantídio Sampaio, 1.750, onde permanecerá até o dia 11 de novembro atendendo a população que deseja conseguir uma vaga de emprego, habilitar seu seguro-desemprego, tirar Carteira Profissional ou se cadastrar para cursos de qualificação profissional.

 

A Tenda do Trabalhador é uma iniciativa da Semdet - Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e do Trabalho com o intuito de aproximar do cidadão os principais serviços oferecidos nas unidades fixas dos CATs - Centros de Apoio ao Trabalho. Segundo o secretário de Desenvolvimento Econômico e Trabalho, Marcos Cintra, o principal objetivo é facilitar o acesso do trabalhador ao emprego e à qualificação almejada.

 

A Tenda do Trabalhador tem 200 metros quadrados divididos em: sala para seleção e curso de qualificação; laboratório de informática, onde são ministrados cursos voltados para o mercado de trabalho; espaço de atendimentos para a seleção de emprego, emissão de carteira de trabalho, habilitação ao seguro-desemprego, inclusão de pessoa com deficiência, agendamento de conciliações por meio do Pacet - Posto Avançado de Conciliação Extraprocessual do Trabalhador, inscrição para cursos de qualificação profissional e microcrédito do São Paulo Confia além de inscrições para oficinas de Orientação para o Trabalho.

 

Para o coordenador do Trabalho, da Semdet, Fernando Cerqueira, a Brasilândia é um dos locais que mais busca os serviços dos CATs, o que é comprovado pela constante solicitação do CAT Móvel na região. “Por isto queremos que a Tenda esteja no bairro para ajudar as pessoas a regularizarem suas situações e principalmente abastecê-las de informação, qualificação e oportunidades”, destaca.

 

Tenda no Brás – A Tenda do Trabalhador acaba de deixar a região do Brás, onde esteve por mais de um mês, em frente à estação da CPTM. Durante esse período, atendeu um total de 3.939 pessoas sendo que, 2.432 buscaram intermediação de mão de obra e 1.278 foram encaminhados para novo emprego. Boa parte das pessoas que procuraram a Tenda estavam interessadas em regularizar sua situação perante credores, por isto, procuraram conciliação pelo Pacet e também buscaram orientação e formalização para o MEI -Microempreendedor Individual