Zeladores de Praça da região central ganham Curso de Recuperação de Jardins

Aulas profissionalizantes terão duração de quatro meses

A praça Rotary, localizada no distrito da Consolação, se torna sala de aula para 30 zeladores de praça da Subprefeitura Sé. Lá, todas às terças-feiras durante os próximos quatro meses, é ministrado, pelo professor e biólogo Marco Gattamorta, o curso de recuperação de jardins.

As aulas, com duração de três horas, abordam técnicas de plantio e paisagismo. Além de retomar e aprofundar os conhecimentos obtidos anteriormente pelos zeladores, que participaram de um curso de capacitação, na Escola Municipal de Jardinagem, antes do exercício efetivo das atividades.

Helena Emi Kawamura, supervisora técnica de limpeza urbana da Subprefeitura Sé, explica que o objetivo principal do curso é a profissionalização dos alunos. “Com fundamentos de tratamento, tamanho e quantidades de mudas, os selecionados podem, ao término do projeto de zeladoria de praças, assumir esta atividade como fonte de renda, saindo da condição de desempregados para a de autônomos”, afirma Helena.

Zeladores de Praça

Implantada em 16 subprefeituras da cidade de São Paulo, a iniciativa foi criada a partir da parceria entre as secretarias municipais de Desenvolvimento Econômico e do Trabalho (Semdet); do Verde e Meio Ambiente (SMVA) e de Coordenação das Subprefeituras (SMSP).

Com o intuito trazer de volta para o mercado de trabalho cidadãos desempregados, o projeto que, além de prever uma bolsa-auxilío, de até dois anos, de R$ 572, 25, oferece um curso de capacitação, com duração de três semanas, antes do exercício das atividades de zeladoria. As aulas, ministradas na Escola Municipal de Jardinagem, ensinam noções básicas de cuidados das áreas ajardinadas e de pequenos reparos pontuais na manutenção das praças.

Serviço
Zeladores de Praça - Curso de Recuperação de Jardins
Data: Todas às terças-feiras, até 13/12
Local: Praça Rotary
Horário: Entre 14 e 17 horas

Créditos: Assessoria de Imprensa Subprefeitura Sé