Prefeitura participa de CPI da Violência Contra Pessoa Trans e Travestis na Câmara Municipal de São Paulo

Representada pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Trabalho, serviços da Prefeitura foram apresentados à Comissão Parlamentar

 

 

A Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Trabalho representou a Prefeitura de São Paulo durante a CPI -Comissão Parlamentar de Inquérito da Violência Contra Pessoas Trans e Travestis da Câmara Municipal de São Paulo, na última sexta-feira (10). “O mercado de trabalho para as pessoas trans e travestis” foi o tema abordado.

Na reunião, a Comissão ouviu relatos de agressão sofrida pela população LGBTQIA+ durante a atividade profissional, recebeu depoimentos e conheceu ações práticas que promovem a inclusão dentro do ambiente coorporativo.

“Nós estamos executando muitas políticas públicas de inclusão para a geração de renda, para a empregabilidade, para o empreendedorismo e também para o fortalecimento da atividade econômica de São Paulo”, salientou a secretária de Desenvolvimento Econômico e Trabalho Aline Cardoso. “Atuamos especialmente para o público mais vulnerável e dentro desse público estão as pessoas trans. Lutamos para que se tenha menos preconceito, menos injustiça, menos transfobia e mais oportunidades. Sabemos que a falta de oportunidades para as pessoas trans vem acompanhada de desemprego, morte e muitas outras coisas”, concluiu

O Programa Transcidadania foi apresentado durante e reunião. Ele promove a reintegração social e o resgate da cidadania para travestis, mulheres transexuais e homens trans em situação de vulnerabilidade. Além disso, também foi citado o trabalho da Prefeitura em divulgar vagas de emprego por meio do Portal do Cate - Centro de Apoio ao Trabalho e Empreendedorismo.

“Estamos atuando no apoio direto às pessoas trans para que tenham os seus direitos garantidos, autonomia, oportunidades e autoestima. Estamos trabalhando também para que essas pessoas melhorem a escolaridade e a qualificação profissional”, apontou Aline Cardoso.
 

Programa Transcidadania

O Programa Transcidadania promove a reintegração social e o resgate da cidadania para travestis, mulheres transexuais e homens trans em situação de vulnerabilidade. Atualmente o programa possui 510 vagas.

Utilizando o desenvolvimento da educação como principal ferramenta, as beneficiárias e os beneficiários recebem a oportunidade de concluir o ensino fundamental e médio, ganham qualificação profissional e desenvolvem a prática da cidadania.

Um diferencial do programa, que já virou destaque mundial por ser inovador, é a transferência de renda, que possibilita a disponibilidade das beneficiárias em concluírem a carga horária obrigatória de atividades.

Cada beneficiária(o) recebe acompanhamento psicológico, jurídico, social e pedagógico durante os dois anos de permanência no programa.

O Transcidadania é norteado por três principais eixos de atuação: autonomia, cidadania e oportunidades.
 

Serviços

Live completa da CPI da Violência Contra Pessoas Trans e Travestis da Câmara Municipal de São Paulo

 

Por: Geyza Melo

 

Siga a SMDET nas redes sociais