Cidade de São Paulo recebe cônsules de diversas nacionalidades para debater economia verde e sustentabilidade

A Prefeitura de São Paulo recebeu na última quarta-feira, 04 de maio, representantes de mais de 25 nacionalidades diferentes. O encontro aconteceu no Hub Green Sampa, localizado em Pinheiros, zona oeste da capital, onde os cônsules puderam conhecer o espaço e as iniciativas verdes aceleradas pelo equipamento.

Durante o evento, a secretária de Desenvolvimento Econômico e Trabalho, Aline Cardoso, apresentou o programa Green Sampa e seus eixos de atuação. Estavam no local diversas startups que atualmente recebem aceleração e suporte por meio do programa.

“A economia verde é extremamente importante para que estejamos preparados para enfrentar maiores desafios do crescimento econômico como a urbanização crescente, a escassez de recursos, as mudanças climáticas e a volatilidade econômica. Apoiar estes negócios será fundamental para que São Paulo dê um passo à frente e apoie projetos que promovam o desenvolvimento econômico sustentável”, declara a secretária de Desenvolvimento Econômico e Trabalho, Aline Cardoso. “Reunir atores engajados com a temática no Hub Green Sampa, primeiro centro de inovação verde da cidade, é não só significativo como também uma grande porta de entrada para que as empresas invistam cada vez mais em São Paulo”, complementa.

Sobre o Hub Green Sampa
Inaugurado em 2021, o Hub Green Sampa está instalado no histórico prédio do Incinerador, onde antigamente era realizada queima de lixo na Capital e agora passa a ser um local de sustentabilidade, localizado na Praça Victor Civita, zona oeste.

O prédio, que já foi sede do Museu da Sustentabilidade, funciona agora como um grande centro de inovação para o desenvolvimento de negócios ambientais e tecnologias verdes. O hub funciona de segunda a sexta, das 09h às 18h.
O hub, que conta com três pavimentos, recebeu investimento para uma grande reforma de adequação do prédio, que durou 17 meses, além da compra de equipamentos. O espaço térreo conta com 25 posições de trabalho, uma área de eventos para 50 pessoas, além de comedoria e espaço de interação. O primeiro andar oferece 50 estações de trabalho, sala de reuniões para 16 pessoas, uma varanda para realização de eventos com linda vista para a Praça, um estúdio para produção de materiais de áudio e três phone booths - áreas reservadas dentro do escritório, com o objetivo de criar um ambiente privativo e garantir o sigilo de conversas e informações.


No segundo andar os empreendedores terão 40 posições de trabalho, três phone booths, uma sala de reuniões com capacidade para oito pessoas e a segunda varanda para a realização de eventos.


O complexo conta também com um Teia, coworking gratuito da Prefeitura de São Paulo, que apoiará empreendedores com posições fixas e livres de trabalho, computadores com internet, wi-fi, networking com empresas de grande porte e participação em eventos, além de conteúdos de apoio ao empreendedorismo. O espaço funciona por meio de agendamento pelo site: www.adesampa.com.br/teia


1ª semana de Economia Circular da América Latina
Após a apresentação do espaço, foi realizada a abertura da 1ª semana de Economia Circular da América Latina. O evento, que ocorre até sábado, 7 de maio, é uma parceria das secretarias municipais de Relações Internacionais e do Verde e Meio Ambiente, em parceria com a Fundação Ellen MacArthur (EMF) e a União de Cidades Capitais Ibero-americanas (UCCI).

A abertura contou com a participação das secretárias de Desenvolvimento Econômico e Trabalho, Aline Cardoso; de Relações Internacionais, Marta Suplicy; o secretário-adjunto do Verde e Meio Ambiente, Carlos Vasconcelos; do vereador, Xexéu Tripoli e a diretora para América Latina da Fundação Ellen MacArthur, Luisa Santiago.

Até 6 de maio serão realizados oito painéis de temáticas que englobam a economia circular na sede da Universidade Aberta do Meio Ambiente e Cultura de Paz (UMAPAZ), os quais terão transmissão ao vivo pelo canal do Youtube da SMRI. Os participantes dessa modalidade receberão certificado de participação.

Os temas são: “Economia Circular e Mudanças Climáticas”; “Workshop: Colaboração Multi-setorial em Economia Circular”; “Educação e Economia Circular”; “Economia Circular e Alimentos”; “Cidades e Economia Circular”; “Gestão de Resíduos”; “Negócios e Práticas Circulares”; “Cadeia Produtiva Circular”; e a Exibição do Minidocumentário sobre o projeto "Ligue os Pontos".

A Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Trabalho participa do evento com dois painéis, ambos no dia 6 de maio. Um deles abordará a temática “Negócios e Práticas Circulares” e será apresentado pela Coordenadora de Desenvolvimento Econômico, Júlia da Motta. O segundo apresentará o documentário do programa Ligue os Pontos, com a analista de políticas públicas e gestão governamental, Lia Palm.

A programação pode ser acessada no canal do youtube da Secretaria de Relações Internacionais, disponível clicando aqui.

Siga a SMDET nas redes sociais