Mil dias para a Copa do Mundo 2014 marca parceria entre Semdet e Odebrecht

Por: Solange Borges

A cidade de São Paulo entrou hoje, dia 16, na contagem regressiva dos 1.000 dias para abertura da Copa do Mundo no Brasil. Durante o evento, realizado no futuro estádio do Sport Club Corinthians, foi formalizada a assinatura de termo de cooperação entre a Prefeitura de São Paulo, por meio da Semdet – Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e do Trabalho, e a construtora Noberto Odebrecht, instituindo o “Projeto de Qualificação Profissional em Construção Civil – Estádio Corinthians – Copa do Mundo 2014”, que é parte do “Programa de Qualificação Profissional Continuada – Acreditar”, da construtora, que objetiva a capacitação de 100 moradores da Zona Leste em funções de carpinteiro de formas, armador de ferros e pedreiro assentador, os quais receberão, por meio do POT – Programa Operação Trabalho, da Semdet, auxílio no valor de R$ 381,50.

O programa Acreditar, da Odebrecht, nasceu para atender às demandas pelas obras da Usina Hidrelétrica Santo Antonio, em Rondônia e acabou sendo replicado nas demais obras da Odebrecht em todo o Brasil. Segundo a empresa, cerca de 45 mil pessoas já se formaram pelo programa dos quais, cerca de 29 mil foram contratados para atuar em obras da empresa em todo o país. A ideia dos cursos é, além de promover a inclusão de pessoas no mercado de trabalho, contribuir para o desenvolvimento socioeconômico onde o empreendimento está localizado. Segundo a construtora, os selecionados pelo projeto poderão ser aproveitados pela empresa nas obras do estádio, na Zona Leste.

 

O secretário municipal de Desenvolvimento Econômico e Trabalho afirmou estar otimista com a abertura da Copa na Zona Leste e vê neste evento o início de importantes transformações na região. “Temos nesse exemplo da parceria com a Odebrecht uma importante sinalização, pois estaremos valorizando as pessoas da região que terão, não somente no período de construção do estádio uma atividade, mas uma profissão para o resto da vida. Teremos a oportunidade de promover melhorias e atrair empresas que irão gerar emprego e renda, movimentando toda a cadeia produtiva”, ressaltou.

A cerimônia contou com a presença do governador de São Paulo, prefeito da capital  e demais autoridades. Também estiveram no evento, para receber homenagens, jogadores que fizeram parte da seleção brasileira como Ronaldo, Rivelino, Paulo Sérgio, Vampeta, Emerson Leão, Coutinho, Zito e Pepe.

O ex-jogador Ronaldo afirmou ser essa data, que marca os 1.000 dias para o Mundial, um momento especial para os moradores da Zona Leste. “A Copa do Mundo deixará um legado social para essa região e também para a cidade. Todos poderão usufruir de um excelente estádio, que abrigará corintianos e todas as outras torcidas”.