Semdet e Votorantim se unem em rede empresarial pela empregabilidade na construção civil

Por: Marta Régia Vieira

A Semdet - Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e do Trabalho e a Votorantim Metais, buscando ampliar as opções de trabalho aos jovens formados pelo projeto de capacitação profissional “Futuro em Nossas Mãos”, desenvolvido por meio de parceria entre ambas, promoveram o encontro Rede Empresarial pela Empregabilidade na Construção Civil que reuniu executivos de diversas empresas filiadas à Afeal - Associação Nacional dos Fabricantes de Esquadrias de Alumínio.

Durante o encontro, que também contou com a presença de vários alunos dos cursos de serralheria em alumínio e instalação de esquadrias, o secretário de Desenvolvimento Econômico e do Trabalho falou sobre a relevância do projeto “Futuro em Nossas Mãos” e da iniciativa de empresas como a Votorantim, de formar mão de obra em um setor tão carente. “O que está sendo feito aqui não é assistencialismo, pois isso não é sustentável. O nosso projeto é sustentável, pois todos se ajudam mutuamente. Essa é a beleza desse projeto que une o poder público, as empresas e o cidadão”.

Segundo o representante da Afeal, Lucínio Abrantes dos Santos, o grande diferencial do projeto é que além de qualificar os jovens para trabalhar na área de construção civil, especificamente com esquadrias metálicas, o projeto ainda auxilia na colocação desses jovens no mercado de trabalho. “O mercado está muito carente de mão de obra qualificada por isto esta iniciativa é de suma importância para as empresas do segmento”, destaca.

Para o trio de amigos que acabou de concluir o curso na área de serralheria de alumínio e estava presente ao encontro, a oportunidade veio abrir um horizonte profissional em suas vidas e uma oportunidade de ter uma profissão. “Eu tive que escolher entre uma vaga de cobrador que estava sendo oferecida pelo CAT e esse curso. Acabei optando por me profissionalizar, pois se eu fosse simplesmente trabalhar, iria ser apenas mais um no mercado. Hoje eu tenho uma profissão”, disse orgulhoso Marcelo Barbosa Salviano, de 18 anos.

A história de Marcelo é similar à de seus dois amigos Gidalço Severino Nunes Júnior e Pedro Emanuel Andrade, jovens de 18 e 20 anos, respectivamente, que também optaram pelo curso em busca da profissionalização na área. “O CAT entrou em contato conosco nos mostrando essa opção e achamos ótimo”, ressalta Pedro. “A bolsa paga pela Semdet me ajudou muito. Foi uma força importante para que eu terminasse o curso”, comenta Gidalço, que mora no Itaim Paulista e precisava de muitas conduções para se locomover até o Senai Tatuapé, onde aconteciam as aulas.

Os amigos ainda não estão trabalhando na área, mas estavam esperançosos de conseguir uma oportunidade após o encontro. Ao final do evento, a Votorantim entregou ao empresários presentes um CD com os currículos daqueles que já tinham concluído o curso.

“Minha empresa já contratou 15 jovens vindos desse projeto “Futuro em Nossas Mãos”. Nove deles estão até hoje conosco. Essa iniciativa chegou em ótimo momento, quando a construção civil está carente de profissionais. Pretendo continuar contratando”, disse o diretor da Axiwil Esquadrias Metálicas

“Futuro em Nossas Mãos” – o projeto tem por meta capacitar jovens de 18 a 29 anos, desempregados, que tenham renda familiar per capita em torno de meio salário mínimo, selecionados no âmbito do POT-Programa Operação Trabalho, da Semdet, para atuarem na construção civil, especificamente nas áreas de serralheria em alumínio e com especialização em instalação de esquadrias. Os jovens recebem, por meio do POT, auxílio pecuniário mensal no valor de R$ 381,50 até a conclusão dos cursos que, além das atividades práticas da função, também oferecem aulas teóricas abordando temas como cidadania, ética e preparação para o mercado de trabalho.