CAT Móvel e Polícia Militar se unem visando estreitar relacionamento com a população

Por: Marta Régia Vieira

As unidades móveis do CAT-Centro de Apoio ao Trabalho, da Semdet-Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e do Trabalho, cada dia mais, são solicitadas a prestar serviços dentro das bases comunitárias da Polícia Militar na periferia da capital paulista. A ação é fruto de estratégia da Polícia Militar que visa se aproximar da população agregando às suas bases, serviços de utilidade pública, como os que o CAT Móvel oferece: retirada de Carteira de Trabalho, intermediação de mão de obra, habilitação ao seguro-desemprego e inscrição para cursos oferecidos pela Prefeitura de São Paulo.

“Esta parceria de nossas bases com o CAT Móvel é uma ideia que tem dado certo, uma vez que traz a população mais para perto da Polícia Militar, e nos possibilita um contato maior com o cidadão facilitando o nosso trabalho que é o de fazer o policiamento primário e preventivo, principal objetivo do Programa de Policiamento Comunitário da PM”, ressaltou o Sargento Rodrigues, da base comunitária localizada no Jardim Nordeste, em Arthur Alvim, Zona Leste da Capital, onde o CAT Móvel está com uma unidade até o próximo dia 16.

Para o coordenador do Trabalho e dos CATs, da Semdet, Fernando Cerqueira, a iniciativa também tem sido muito importante para as unidades móveis dos CATs. “Contar com o apoio da PM e com a segurança que a base nos oferece, são pontos importantes a se destacar nesta parceria”, diz Cerqueira ao enumerar outras Bases Comunitárias onde o CAT Móvel já esteve nas últimas quinzenas: “Nos últimos meses levamos nossos serviços às bases do Morro Doce, na Zona Oeste; Vila Prudente, na Zona Leste; Praça Novo Mundo, na Vila Maria, Zona Norte; e estaremos, de 19 a 30 deste mês, na base do Jardim Ranieri, M’Boi Mirim, Zona Sul”.

Segundo a moradora do Jardim Nordeste, Alaíde Natividade, a parceria é um bom começo para tentar mudar a maneira com que a população vê as bases da PM. “A gente acha que os policiais só estão aqui para atuar de forma ostensiva e na verdade não é só isso. Eles podem nos ajudar na prevenção de muitos problemas”, disse Alaíde, que estava na unidade móvel do CAT em busca de um emprego.

Para o Sargento Rodrigues, a estratégia tem surtido efeito. “Temos conseguido iniciar alguns contatos com a população local e tornar nossa estadia na região mais amistosa”, finaliza.

CAT Móvel – As unidades móveis do CAT nasceram visando facilitar a vida do cidadão que reside em locais mais distantes dos grandes centros, levando até ele, os principais serviços oferecidos pelos postos fixos do CAT. O objetivo é fazer com que o cidadão não precise se deslocar, gastando tempo e dinheiro na busca por uma oportunidade de emprego, para tirar um documento ou para se capacitar.