Comissão Municipal de Emprego inova e lança projeto de incentivo ao autoemprego

Por: Marta Régia Vieira

A CME-Comissão Municipal de Emprego de São Paulo lançou o “Programa de Geração de Trabalho para Pessoas com Deficiência através do Microcrédito”, que visa criar possibilidade de geração de trabalho e renda para pessoas com deficiência permanente ou temporária e idosos. A proposta conta com o apoio e incentivo do banco de microcrédito São Paulo Confia, segundo o presidente do Conselho de Administração, Hugo Duarte. “Apostamos na inclusão, por isso, o banco fará um esforço inovador no sentido de promover o crédito solidário aos empreendedores que desejarem abrir seus próprios negócios”, ressalta o também presidente da CME.

Para Duarte, a proposta vai mais além do que simplesmente ser um instrumento facilitador de geração de trabalho e renda a esta parcela da população, que só no Estado de São Paulo representa 11% de toda a população de mais de 41 milhões de habitantes. Visa também, desenvolver competências para o empreendedorismo por meio da criação de um Fórum Permanente de Geração de Negócios, pelo qual os empreendedores poderão ampliar discussões e serem capacitados na busca à adequação de serviços, produtos e ferramentas adequadas às necessidades da pessoa com deficiência.

“A proposta é inovadora e tem tudo para ser um sucesso. É importante fazermos uma carta conjunta: São Paulo Confia e Comissão Municipal de Emprego, encaminhando-a à Comissão Estadual do Trabalho”, sugeriu o secretário geral da UGT-União Geral dos Trabalhadores, Natal Léo.

Para o representante da Força Sindical, Eufrozino Pereira da Silva, o idoso ainda tem muito a oferecer, por isso, incluí-lo é dar-lhe oportunidades e perspectivas de mostrar que é capaz perante a sociedade, conseguindo transformar suas vidas. “Temos essa obrigação como cidadãos”, arrematou Pereira.