Projeto de comunicação voltado ao esporte incentiva jovens na Zona Leste

Por: Solange Borges

Um grupo de 15 jovens de São Miguel Paulista está mudando o foco das atividades das horas vagas que, até então se resumia em “bater uma bolinha”, para discutir pautas que consigam trazer o universo dos bairros da região para veículos de comunicação como blog, jornal, rádio e TV. Essa é uma das ações do projeto Sintonia Cidadã em que a Prefeitura de São Paulo é parceira, por meio da Semdet – Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e do Trabalho, junto à Fundação Tide Setubal.


Em atuação desde o mês passado, contemplando jovens com idades entre 16 e 20 anos, o Sintonia Cidadã tem duração de um ano com 20 horas semanais de atividade. Segundo o gestor do projeto, Roberto Mazini, a capacitação utiliza as atividades teóricas e práticas para elevar o nível de conhecimento dos jovens que praticam esportes em São Miguel Paulista, principalmente, na escrita e leitura. “A comunicação foi a forma encontrada para os selecionados melhorarem a escrita e desenvolver as habilidades da área. O esporte, que eles já praticam, foi outro recurso para estabelecer um Núcleo de Comunicação Esportiva, que repercuta as ações nesse segmento no bairro”, ressalta.


A parceria entre a Semdet e a Fundação Tide Setubal não é nova e já ocorre desde 2007, quando foi concretizado o NCC - Núcleo de Comunicação Comunitária em que os alunos já ensaiavam os primeiros passos na área de comunicação. “Alguns dos participantes do Sintonia Cidadã passaram pelo NCC e quiseram dar continuidade nesse novo trabalho”, relata a educadora Andrelissa Rizo.


Andrelissa salienta que os alunos demonstravam preocupação com o mercado de trabalho e sentiam-se pressionados por não poderem ajudar suas famílias. “As atividades esportivas desenvolvidas no Clube da Comunidade (espaço público administrado pela fundação) não eram remuneradas e acabavam por perder o apoio dos pais. Com a possibilidade de contarem com a bolsa proporcionada pela Semdet, além de atrair os jovens, notamos a maior entrega dos participantes ao projeto, pois não há mais a preocupação com a geração de renda”, relata.
Contando com equipe de profissionais da comunicação, os alunos já descobriram novas habilidades. Andreza Calazans dos Santos, 16 anos, foi uma das participantes a despertar para outra realidade. Apontada pela educadora como uma menina tímida, a garota buscou superar a dificuldade. “Fiz participação em rádio. Estava muito insegura, mas vi que era possível fazer a atividade”, Andreza destacou a importância de receber a bolsa auxílio. “É um grande incentivo, pois contribui para algumas despesas como o lanche. Sem essa ajuda, muitos teriam desistido”.


O embasamento das aulas também tem gerado postura critica dos alunos. Joel Barbosa, 18 anos, afirmou estar mais interessado no tema comunicação e observa o noticiário com atenção. “Vejo o quanto é difícil produzir uma reportagem”. Demonstrando aptidão para a área, Rodrigo Sousa, 17 anos, acredita que seguirá carreira na comunicação. “Fico muito feliz por ter a oportunidade de exercitar algo que tenho afinidade”.