Costureiras do extremo Leste apresentaram suas peças durante o maior evento de moda do país

Qualificadas pela Prefeitura de São Paulo, as participantes abriram a 52ª edição do SPFW com exibição de peças autorais

A Prefeitura de São Paulo abriu nesta quarta-feira, 17 de novembro, a 52ª edição do maior festival de moda do país, o São Paulo Fashion Week, com desfile de peças produzidas por 23 costureiras da Cidade Tiradentes, extremo leste da Capital. A ação, que faz parte do projeto Cria Costura, foi executada pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo, em parceria com o SPFW e o Instituto In-Mod, no âmbito do programa Fashion Sampa.

“Promover a participação de costureiras do extremo leste da cidade em um dos maiores eventos de moda do mundo é extremamente gratificante, e este é um dos principais focos da Prefeitura de São Paulo. Atuamos com programas que promovem não somente a qualificação profissional da população, mas que também atuam com a inserção social e econômica dos públicos mais vulneráveis da Capital”, declara a secretária de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo, Aline Cardoso. “Com esta ação, estas costureiras poderão compor o seu portfólio, ter o seu trabalho valorizado e se potencializarem para o mercado de trabalho ou o empreendedorismo, impulsionando ainda mais a retomada econômica da cidade”, complementa.

O Cria Costura ofereceu para as moradoras da zona leste, qualificação em corte e costura, no Centro de Formação Cultural Cidade Tiradentes, equipamento da Fundação Paulistana da Prefeitura de São Paulo. As aulas ministradas pelo professor Jefferson de Assis, curador e estilista do São Paulo Fashion Week, abordaram conceitos do setor da moda. Durante dois meses de encontros, as participantes produziram 400 peças que estarão nas passarelas do SPFW deste ano e em mídia kits que serão distribuídos aos principais influencers do evento.

O primeiro piloto do programa selecionou mulheres em situação de vulnerabilidade, formadas em corte e costura e residentes de Cidade Tiradentes, um dos polos vocacionais de moda em São Paulo, no coração da zona leste. As participantes foram orientadas para desenvolver habilidades de criação e design e desafiadas a aplicar técnicas de costura no desenvolvimento de produtos de edição limitada que foram apresentados e distribuídos a jornalistas e influenciadores no SPFW N52. Elas passaram por quatro fases ao longo do programa que teve início em julho com um laboratório de imersão criativa a partir da metodologia zero waste, método de modelagem consciente que os designers vêm utilizando para diminuir a quantidade de resíduo têxtil.

Na abertura do São Paulo Fashion Week deste ano, um cortejo formado pelas participantes junto da embaixadora do projeto Amanda Pieroni, percorreram o evento ao som dos populares carrinhos ambulantes sonorizados das periferias até chegar à sala de desfile, finalizando a apresentação para a imprensa e influenciadores.

Tem Saída
A Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo, em parceria com o In-Mod, inseriu cinco mulheres do programa Tem Saída, para trabalharem nos bastidores do evento. O Tem Saída é um programa da Prefeitura de São Paulo que tem como objetivo promover a independência financeira de mulheres vítimas de violência doméstica e familiar.

As participantes serão monitoras de backstage e serão responsáveis por assessorar o coordenador do trabalho em campo; controlar a chegada e entrada do casting e controlar a troca de modelos entre um desfile e outro. O programa Tem Saída já encaminhou mais de 1.200 mulheres para o mercado de trabalho, e é executado em parceria com o Ministério Público, a Defensoria Pública, o Tribunal de Justiça, a OAB-SP e a ONU Mulheres.


Sobre o SPFW

O SPFW foi pensado como um projeto de longo prazo para alinhar movimentos de mercado e trabalhar na construção de uma cultura de moda no Brasil, reflexo de nossas muitas identidades e de uma natureza diversa, generosa e exuberante. As conquistas que colhemos agora são fruto das sementes que foram plantadas ao longo de 25 anos.

 

 

Siga a SMDET nas redes sociais