Programa Juventude, Trabalho e Fabricação Digital recebe prêmio do Governo Federal em inovação de políticas públicas para jovens

Projeto da Prefeitura de São Paulo atende jovens de 16 a 29 anos em situação de vulnerabilidade social na capital

O programa Bolsa Trabalho – Juventude, Trabalho e Fabricação Digital, da Prefeitura de São Paulo, foi premiado em março de 2021 com o selo de Inovação em Políticas Públicas de Juventude, iniciativa do Governo Federal por meio do Ministério da Mulher, Família e Direitos Humanos. Devido à pandemia, o reconhecimento foi oficializado na última sexta-feira, 24 de setembro, com a entrega de certificado e medalha. O programa é uma parceria entre as secretarias municipais de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo, de Direitos Humanos e Cidadania e de Inovação e Tecnologia. O tema da 2ª edição do prêmio foi “Protagonismo Juvenil por Meio da Inclusão Digital”.

O projeto premiado atende jovens entre 16 e 29 anos em situação de vulnerabilidade social na cidade de São Paulo. O objetivo do prêmio é reconhecer as ações municipais inovadoras de apoio a jovens na faixa etária de 16 a 29 anos, que geram transformação social local e servem de inspiração para as Prefeituras do Brasil.

“A população jovem foi uma das mais afetadas pelo desemprego durante o período de crise econômica e sanitária. O projeto Juventude, Trabalho e Fabricação Digital oferece a esse público um incentivo para buscarem qualificação e, consequentemente, oportunidades no mercado de trabalho”, ressalta a secretária de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo, Aline Cardoso. “Esse importante reconhecimento mostra que estamos no caminho certo para garantir o acesso dos jovens à educação e ao mercado de trabalho”, concluiu.

Além da iniciativa da Prefeitura de São Paulo, que recebeu a nota máxima de 100 em todos os critérios avaliados, também foram premiados outros dois projetos das regiões sul e nordeste: Liceu de Ofícios e Inovação, de Curitiba, Paraná; e Qualifica Jovem Paulista Digital, da cidade de Paulista, em Pernambuco.

Sobre o Juventude, Trabalho e Fabricação Digital

O programa é destinado a jovens de 16 a 20 anos que recebem bolsa auxílio no valor de R$ 569,25. Durante o projeto, os jovens recebem formação para o uso de ferramentas tecnológicas e digitais, cidadania e sobre a inserção no mundo do trabalho. Nos últimos quatro anos, o projeto já formou mais de 500 alunos. Neste ano, cerca de 200 alunos tiveram contato com a formação, sendo que há uma turma em andamento. Devido à pandemia, as aulas estão acontecendo desde o ano passado de maneira remota.

Anteriormente, a iniciativa estava presente em 12 unidades do FAB LAB LIVRE SP, rede de laboratórios públicos da Prefeitura para fabricação digital, criatividade, aprendizado e inovação acessíveis a todos interessados em desenvolver e construir projetos. Os Fab Labs são equipados com impressoras 3D, cortadoras a laser, plotter de recorte, fresadoras CNC, computadores com software de desenho digital CAD, equipamentos de eletrônica e robótica, e ferramentas de marcenaria e mecânica.

 

 

Siga a SMDET nas redes sociais