Prefeitura de São Paulo promove passeios turísticos durante a Jornada do Patrimônio

Com duração média de 1h30, as atividades, guiadas e gratuitas, passam pela Avenida Paulista, Praça da República e Terminal Tietê

Praça da República terá roteiro turístico durante a Jornada do Patrimônio

Entre os dias 11 e 12 de setembro, acontece, em várias regiões da cidade de São Paulo, a Jornada do Patrimônio, evento criado pela Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, com o objetivo de destacar a sua história e promover a reflexão sobre lugares simbólicos.

Nesta 7ª edição, o tema é Nossos lugares, nossas histórias, refletindo uma homenagem aos esforços, cuidados e o conhecimento científico dos profissionais da área da saúde que foram essenciais no enfrentamento da pandemia da Covid-19.

A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo integra a programação com três roteiros que terão como ponto de partida as Centrais de Informação Turísticas – CITs nas regiões da Avenida Paulista, Praça da República e Terminal Rodoviário do Tietê.

“O turismo e o patrimônio histórico estão diretamente relacionados, pois a economia criativa é um importante indutor de turismo na cidade de São Paulo”, afirma a secretária de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo, Aline Cardoso. “Durante a edição deste ano da Jornada, vamos acentuar essa relação por meio dos roteiros que destacam o patrimônio material e imaterial, que estão inseridos em cada uma das regiões. A proposta é redescobrir a cidade nesta fase de retomada das atividades por meio das praças, parques, manifestações artísticas, edifícios históricos e monumentos relacionados a cada local”, finaliza.

Para participar das atividades, será necessário reservar o ingresso gratuitamente pela plataforma www.sympla.com.br

O que esperar de cada roteiro

Os passeios são realizados com a intermediação de um guia de turismo e acontecem nos dias 11 e 12 de setembro em dois horários: às 10h e às 15h.

Com duração estimada de uma hora e meia, o tour “Descobrindo o patrimônio histórico cultural da Avenida Paulista” sairá da CIT localizada dentro do Parque Mário Covas. O roteiro fará uma viagem pelos séculos 19 e 20, trazendo curiosidades sobre os atuais atrativos turísticos da avenida mais famosa de São Paulo e sua contextualização histórica.

O tour “Praça da República: seu patrimônio histórico, gastronômico e arquitetônico” propõe um passeio pelas principais construções em seu entorno como o próprio edifício Caetano de Campos, atual sede da Secretaria de Educação Estadual, projetado pelos arquitetos Ramos de Azevedo e Domiziano Rossi.

O terceiro tour convida os turistas a explorarem um terminal de ônibus com outro olhar: em vez de um viajante apressado prestes a embarcar, desta vez, o público-alvo será um turista sem pressa e com vontade de conhecer as históricas que povoam este que é, geralmente, um local de trânsito intenso.

O tour “Memórias do terminal rodoviário do Tietê: o maior da América Latina” conta a história deste entreposto localizado em Santana, um dos bairros mais antigos da zona norte. O passeio apresenta curiosidades sobre o local, além de informações sobre fluxo de passageiros, principais destinos, e as memórias de sua história desde a inauguração, em 1982.

Serviço: Jornada do Patrimônio. Dias 11 e 12 de setembro. Grátis. Programação Completa: https://jornadadopatrimonio.prefeitura.sp.gov.br/

Texto: Giovanna Longo

 

Siga a SMDET nas redes sociais