Freguesia do Ó conta com serviços da Prefeitura de São Paulo durante festividades de aniversário do bairro

População pode utilizar o Cate Móvel, ter orientação sobre empreendedorismo e conferir artigos na feira de artesanato



A Prefeitura de São Paulo leva até o dia 29 de agosto serviços para a zona norte da capital em celebração ao aniversário do bairro Freguesia do Ó. Comemorado no domingo, a festividade contará com atendimento ao público no Largo da Matriz de Nossa Senhora do Ó. A população pode buscar orientação sobre qualificação profissional e processos seletivos no Cate Móvel e consultar as equipes técnicas da Ade Sampa sobre empreendedorismo. Ainda no local, os visitantes podem conhecer e adquirir os produtos de artesãos e manualistas do programa Mãos e Mentes Paulistanas.

“Os moradores da zona norte e, em especial do bairro da Freguesia do Ó, terão até o final de semana um conjunto de ações que vão da possibilidade de conquistar uma vaga de emprego a poder buscar a geração de renda no empreendedorismo. Estamos com nossas equipes no local para fomentar as ações que possam ajudar a população nesta fase de retomada da economia, que avança com a ampliação da vacinação na cidade”, pontuou a secretária de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo, Aline Cardoso.

Os atendentes do Cate também vão orientar os munícipes sobre o processo para solicitar o seguro-desemprego e como baixar o aplicativo da Carteira de Trabalho Digital. Aqueles que buscam por qualificação profissional serão apresentados aos cursos de qualificação gratuitos na modalidade EAD oferecidos pelo Portal Cate, que contam com certificado de conclusão emitido pela própria plataforma.

A Ade Sampa, órgão ligado à Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo, está no local realizando atendimentos voltados aos empreendedores da região. A equipe oferece orientação sobre os processos para formalização do próprio negócio pelo MEI – Microempreendedor Individual, como realizar a declaração anual do Simples Nacional e como fazer inscrição nos programas, cursos e eventos no segmento.

Mãos e Mentes Paulistanas

O evento também conta com a presença de artesãos do Programa Mãos e Mentes Paulistanas que residem na região. Lançado em 2019, o programa tem como objetivo a melhoria da atividade econômica e social para empreendedores artesanais e manualistas paulistanos. Ele promove diversas atividades que fortalecem o ecossistema, além de estimular a inclusão produtiva, o acesso a mercado e o desenvolvimento econômico local.



A iniciativa trabalha por eixos de atuação, como o cadastramento municipal de empreendedores do setor para manter informações atualizadas; a promoção de cursos e oficinas de capacitação e o acesso ao mercado e participação em eventos.

Freguesia do Ó

O bairro, que está completando 441 anos esse mês, é um dos mais antigos e tradicionais de São Paulo, guardando diversas tradições, histórias e aspectos culturais da cidade. A região é muito conhecida por abrigar o Largo da Matriz, onde está localizada a igreja mais antiga a ser construída na cidade de São Paulo. A Freguesia também é casa da heptacampeã do carnaval paulistano, a escola de samba Rosas de Ouro, que movimenta a quadra com diversos encontros e ensaios ao longo do ano.

Os moradores do bairro contam ainda com as atrações culturais da Casa de Cultura Salvador Ligabue, que promove e fortalece os artistas da região, além de oferecer oficinas culturais, cursos, palestras e shows.

Serviço

Cate Móvel e Ade Sampa – Aniversário do bairro da Freguesia do Ó

Data:
até dia 27 de agosto
Horário: 10h às 16h
Local: Largo da Matriz de Nossa Senhora do Ó, 215
Em frente à Casa de Cultura Salvador Ligabue

Exposição Mãos e Mentes Paulistanas

Data:
até dia 29 de agosto
Horário: 10h às 19h
Local: Largo da Matriz de Nossa Senhora do Ó, 215

 

 

Siga a SMDET nas redes sociais