Semana do Afroempreendedor celebra a data com diversas ações pela cidade

A ação da Prefeitura de São Paulo reúne serviços de orientações de trabalho e empreendedorismo nas regiões mais afastadas da Capital

A Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo da Prefeitura de São Paulo oferecerá na próxima semana uma série de ações pela cidade, em comemoração ao Dia do Afroempreendedor, celebrado em 26 de agosto. A ação, que está no calendário de eventos do município de São Paulo, será realizada entre os dias 23 e 28 deste mês, por iniciativa da Comissão Especial de Apoio ao Afroempreendedor.

“Decidimos reunir nossos serviços presenciais para oferecer suporte à comunidade de cada região da Capital, em celebração ao Dia do Afroempreendedor. Pesquisas indicam que os empreendedores negros têm um rendimento de 19,7% menor que a média total dos ocupados na cidade, nossa ação veio para mudar isso”, afirma a secretária de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo, Aline Cardoso. “Nossa cidade está de braços abertos aos donos de pequenos negócios que desejam ampliar seus empreendimentos, construir carreiras profissionais e espalhar sua cultura”, completa.

A programação levará os serviços do Cate e Ade Sampa para a comunidade negra de cada região, visando estimular, formalizar e incentivar o afroempreendedor, tendo em vista todo cenário atual. Os pontos escolhidos para realização da iniciativa são o CEU Caminho do Mar e Teia Parelheiros, na zona sul; Centro Cultural Vila Guilherme Casarão, na zona norte; e Teia Cidade Tiradentes e CEU Parque das Veredas, na zona leste da cidade.

O Cate - Centro de Apoio ao Trabalho e Empreendedorismo realizará atendimento ao público com foco no trabalhador que quer ingressar no mercado de trabalho, com dicas para elaboração de currículo, carteira de trabalho digital e como se inscrever para participar de processos seletivos. Já a Ade Sampa oferecerá capacitação e orientações para os empreendedores, com serviços relacionados ao MEI – Microempreendedor Individual e credenciamento no programa Mãos e Mentes Paulistanas, de apoio ao artesanato e manualidades da Prefeitura de São Paulo.

Encerrando a programação da semana, a Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo realiza a feira on-line do Mãos e Mentes Paulistanas com 12 artesãos que atuam no ramo do afroempreendedorismo. A live acontece na página da Pasta, pelo link www.facebook.com.br/spsmdet , a partir das 14h.

Confira a programação completa:

Comemoração ao Dia do Afroempreendedor

Data: 23/08
Horário: das 11h às 15h
Local: CEU Caminho do Mar
Endereço: Av. Engenheiro Armando de Arruda Pereira, 5241 - Vila do Encontro

Data: 24/08
Horário: das 11h às 15h
Local: Subprefeitura de Parelheiros
Endereço: Estrada Ecoturística de Parelheiros, 5252 - Jd dos Álamos

Data: 25/08
Horário: das 11h às 15h
Local: Centro Cultural Vila Guilherme Casarão
Endereço: Praça Oscar da Silva, 110 - Vila Guilherme

Data: 26/08
Horário: das 11h às 15h
Local: Teia Cidade Tiradentes
Endereço: R. Inácio Monteiro, 6900 – Cidade Tiradentes

Data: 27/08
Horário: das 11h às 15h
Local: Ceu Parque das Veredas
Endereço: Rua Daniel Muller, 347 - Chácara Dona Olivia

Feira de artesanato Mãos e Mentes Paulistanas
Data: 28/08
Horário: das 14h às 16h
Local: www.facebook.com/spsmdet

 

 Por: Giovanna Mencaster

 

Siga a SMDET nas redes sociais