Prefeitura de São Paulo convoca 200 novos jovens para orientar a população no combate à Covid-19

POT Defesa da Vida oferece bolsa-auxílio no valor de R$ 769,95 e capacitação profissional





A Prefeitura de São Paulo divulga nesta quarta-feira, 28 de julho, lista com nomes de 200 jovens convocados e, que se inscreveram no começo deste ano, para o Programa Operação Trabalho – POT Defesa da Vida. A lista é composta por pré-aprovados que atenderam às exigências do programa, que busca inserir jovens em situação de vulnerabilidade social da capital paulista no mercado de trabalho.

Os selecionados devem verificar a listagem aqui. Também será enviado SMS pela Central SP156 reforçando a convocação. Os jovens precisam comparecer nesta sexta-feira (30) em uma das seis unidades do Cate – Centro de Apoio ao Trabalho e Empreendedorismo, entre elas Central, Brasilândia, Lapa, Interlagos, Guaianases e Itaquera, entre 10h e 16h, com RG, CPF, carteira de trabalho, comprovante de residência e cópia simples de todos os documentos a fim de comprovar as informações fornecidas durante a inscrição on-line. No local, os aprovados irão assinar o Termo de Compromisso e Responsabilidade, que permite ingressar no programa. O início das atividades está previsto para a próxima segunda-feira, 2 de agosto, pelo período de dois meses.

“Os jovens tiveram agravamento do desemprego na pandemia, sendo necessário buscar alterativas como esse programa para auxiliá-los na geração de renda e preparação para o mercado de trabalho”, salienta a secretária de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo, Aline Cardoso. “O prefeito Ricardo Nunes tem se empenhado nas ações que ajudem a população a superar as dificuldades econômicas provocadas pela pandemia e acompanha de perto os projetos para pessoas em maior vulnerabilidade”, conclui.

Os novos convocados irão complementar as 2.000 oportunidades para trabalhar como agentes de orientação contra a Covid-19. Por volta de 1600 jovens foram aprovados e já estão em atividade e recebendo orientação junto à Secretaria Municipal de Segurança Urbana, parceira da iniciativa. O Programa Operação Trabalho – POT Defesa da Vida é voltado aos jovens com idades entre 18 e 24 anos.

Ainda no Cate, o beneficiário do POT Defesa da Vida receberá a informação do local e data de início das atividades, e também conhecerá o Portal Cate, onde serão realizadas as qualificações profissionais previstas no programa.

A seleção dos novos beneficiários seguiu os critérios do programa como estar desempregado há mais de quatro meses, ter renda de até meio salário mínimo por pessoa da família, morar na capital e não receber benefício como o seguro-desemprego. O POT Defesa da Vida contou com mais de 33 mil inscritos.

Locais de atuação


Os locais de atuação dos agentes de Defesa da Vida foram indicados pela Secretaria Municipal de Segurança Urbana. Serão três turnos de quatro horas em ações em terminais de ônibus, praças, escolas, equipamentos de saúde, organizações sociais, entre outros. O trabalho ocorrerá com o apoio das equipes da Defesa Civil, GCM e GCM Ambiental da cidade, responsáveis pela atuação preventiva e comunitária de segurança urbana.

O jovem que for selecionado irá trabalhar quatro horas por dia, totalizando 20 horas semanais, e contará com uma bolsa auxílio mensal no valor de R$ 769,95. Os beneficiários deverão cumprir atividades de qualificação profissional, por meio de atividades EAD no Portal Cate, visando a reinserção no mercado de trabalho ou na geração de renda por meio do empreendedorismo.

Os jovens passarão também por orientação quanto às ações de prevenção e de combate à Covid-19 com apoio da Escola Municipal de Educação Profissional e Saúde Pública Professor Makiguti, da Fundação Paulistana, ligada à Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo.

Serviço

• Lista de aprovados aqui

 


Atendimento presencial

Dia
: 30 de julho

Entrega de documentos nas unidades do Cate em data, horário e local pré-agendado

Lista de documentos obrigatórios

• RG original e cópia simples

• CPF original e cópia simples

• Carteira de trabalho e cópias das páginas que constam a foto e o último emprego

• Comprovante de residência e cópia simples


Horário: das 10h às 16h

Região Central
Cate Central - Av. Rio Branco, 252

Região Sul
Cate Interlagos - Av. Interlagos, 6122


Região Oeste
Cate Lapa - Rua Guaicurus, 1000

Região Leste
Cate Itaquera - Rua Augusto Carlos Bauman, 851
Cate Guaianases - Rua Hipólito de Camargo, 479

Região Norte

Cate Brasilândia - Av. João Marcelino Branco, 95

Por: Solange Borges

 

 

Siga a SMDET nas redes sociais