Mais de 120 jovens recebem certificados do projeto Audiovisual

Por: Marta Régia Vieira

 

Na manhã do último sábado, 122 jovens participantes da sétima turma do projeto Audiovisual, parceria da Semdet-Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e do Trabalho com o Instituto Criar de TV e Novas Mídias, receberam certificados de conclusão do curso. A cerimônia aconteceu no Teatro Alfa e reuniu pais e amigos dos formandos. Estiveram representando a Semdet o secretário adjunto, o supervisor geral de qualificação, José Luiz do Prado e o gestor do projeto, Roberto Mazini Júnior.

A Semdet, por meio de seu Programa Bolsa Trabalho, concedeu bolsa mensal aos participantes que, a partir de agora, têm um novo desafio: conquistar sua primeira oportunidade de trabalho, tarefa que já está sendo viabilizada pelo Núcleo de Inserção do Instituto Criar, junto a seus parceiros e aliados sociais.

Durante o curso, os jovens participaram de oficinas básicas de história da TV e do cinema, criatividade e expressão, comunicação, inclusão digital e repertório contemporâneo. Depois puderam se especializar em uma das oficinas técnicas oferecidas, tais como roteiro; computação gráfica; edição; produção; operação de luz, de câmera e de áudio; cenografia; figurino; cabelo e maquiagem.

A oitava turma já começou a frequentar as oficinas do projeto e novas inscrições só deverão ser abertas a partir do ano que vem. A oportunidade é para jovens de 16 a 20 anos que estejam matriculados em cursos vinculados ao sistema nacional de ensino, com frequência igual ou superior a 85% das aulas e que pertençam a família de baixa renda. Também podem participar aqueles que já concluíram o nível médio ou curso profissionalizante e estejam desempregados.