Banco de Alimentos encaminhou 73 toneladas de doações em junho

Desde o início deste ano, já foram doadas 945 toneladas de alimentos não perecíveis, frutas, legumes, verduras e produtos de higiene e limpeza para cerca de 280 mil pessoas

O Programa Municipal Banco de Alimentos (PMBA), da Prefeitura de São Paulo, é responsável por arrecadar doações de parceiros da sociedade civil e ações governamentais e encaminhar para as 410 entidades cadastradas. Todos os meses, como forma de garantir a segurança alimentar e nutricional de milhares de famílias, frutas, legumes, verduras e alimentos não perecíveis são recolhidos, passam por triagem e são encaminhados para as entidades, que distribuem os insumos. 
 
De janeiro a junho deste ano, o programa totaliza 945 toneladas doadas, chegando a mais de 3,1 mil toneladas desde o início da pandemia, em março de 2020. 
 
A maior parte dos doadores são supermercados, atacados, empresas e hortifrutis, mas também são aceitas doações de pessoas físicas. Neste mês, foram recebidas doações das empresas Roche Prod. Químicos e Farmacêuticos, Atacadão, Carrefour, Sonda Supermercados, Supermercado Rossi New, Nestlé, Cooperapas, Abritrigo - Anaconda, Ipê Clube, Ticket Serviços, Blue Macaw Flora e da Campanha Vacina Contra a Fome, do Governo do Estado de S. Paulo. 
 
“O Banco de Alimentos realiza um trabalho fundamental que conta com a solidariedade de diversos agentes da sociedade civil e de parceiros governamentais que fazem a diferença no dia a dia das pessoas que mais precisam”, explica a secretária de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo, Aline Cardoso. “Queremos aumentar a arrecadação de todos os itens para poder chegar a ainda mais pessoas em situação de vulnerabilidade”, completa. 
 
O Programa de Combate ao Desperdício de Alimentos, que também está vinculado à Coordenadoria de Segurança Alimentar e Nutricional - Cosan da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo, encaminha os itens frescos ao PMBA. A atuação do programa é realizada diretamente com hortifrutis e feiras e, desde o início deste ano, já foram doadas 53 toneladas de frutas, legumes e verduras, o que corresponde a 9,07% do total arrecadado.  
 
Serviço:
Programa Municipal Banco de Alimentos
Atendimento: segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.
Endereço: Cresan Vila Maria. Rua Sobral Junior, N°264 - Vila Maria Alta, Zona Norte, São Paulo/SP.
Telefone (11) 2207-8770.