Ministério do Trabalho classifica CAT como referência no sistema público de emprego

São Paulo recebe a visita do coordenador do Sine-Sistema Nacional de Emprego do Espírito Santo, que pretende levar o modelo de sucesso dos CATs Móvel e Itinerante para seu Estado

Por: Marta Régia Vieira

 

O CAT-Centro de Apoio ao Trabalho, da Semdet-Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e do Trabalho tornou-se referência no atendimento das ações do sistema público de emprego, trabalho e renda sendo indicado pelos técnicos do MTE-Ministério do Trabalho e Emprego como exemplo de ação de sucesso no segmento. “Não é a primeira vez que somos indicados como referência, o que nos orgulha muito e nos incentiva a continuar nesse caminho de respeito e dedicação ao cidadão”, disse o coordenador do Trabalho da Semdet, Fernando Cerqueira, ao receber o coordenador estadual do Sine- Sistema Nacional de Emprego do Espírito Santo, Wilder Barboza, que esteve em São Paulo exclusivamente para conhecer os CATs móveis.

A convite de Cerqueira, o coordenador do Sine participou da cerimônia de abertura do CAT Itinerante-Tenda do Trabalhador no Brás e se disse maravilhado com a estrutura. “Estou aqui para conhecer os CATs móveis, mas fiquei surpreso ao me deparar com mais essa opção de atendimento que é a Tenda do Trabalhador. Isso é o que precisamos lá no Espírito Santo”. Segundo Barboza, essa estrutura de atendimento é inédita e deverá ser muito útil devido às sazonalidades na busca por mão de obra em seu Estado. “Temos 11 postos fixos em cidades pólo e três municipalizados. A idéia inicial era abrirmos mais quatro fixos, porém, alguns correm o risco de apresentar grande demanda somente nos primeiros meses de atendimento, ficando ociosos depois. Com modelos similares a CATs móveis e Tenda do Trabalhador, poderíamos atender essa sazonalidade”, explicou.

Além de visitar a unidade móvel do CAT localizada no Largo Santa Cecília, Barboza também foi convidado a conhecer o CAT Luz onde esteve para observar a estrutura e a dinâmica de trabalho. “Pretendo reestruturar os nossos postos e estou buscando referências em outros Estados para levá-las aos cidadãos do Espírito Santo”, disse Barboza.

“Nos últimos três anos acirramos nosso trabalho junto aos CATs seguindo um excelente modelo não só estrutural mas, principalmente, no atendimento às pessoas, por isso hoje somos um modelo de referência também nessa área”, ressaltou Cerqueira que já recebeu a visita de representantes do Sine do Estado do Rio de Janeiro. “Nosso sonho é fazer o atendimento de casa em casa, levando todos esses serviços diretamente até o cidadão. Hoje o CAT é uma grande referência e um importante serviço da Prefeitura de São Paulo à população, o que muito nos orgulha”, finaliza o secretário adjunto da Semdet.