Restaurante Escola forma nova turma para a área de gastronomia e hotelaria

 Por: Solange Borges

O programa Restaurante Escola colocou no mercado mais de 50 alunos capacitados para atuar no aquecido segmento da gastronomia e hotelaria. Os formandos festejaram a conquista do certificado, após sete meses de curso, que proporcionou o aprendizado no preparo de pratos, atendimento ao cliente e organização de eventos.


A 15ª turma do projeto, atuante desde 2006 e com 900 alunos formados na faixa etária dos 16 a 20 anos, é conseqüência da parceria entre as secretarias municipais de Desenvolvimento Econômico e do Trabalho e de Assistência e Desenvolvimento Social com a Fundação Jovem Profissional.


O empenho do grupo pode ser exemplificado pela aluna Sara Sulamita, 20 anos. Durante o evento, a recém-formada tinha a atenção dividida entre a cerimônia e a bebê que brincava logo atrás dela, na platéia do Salão Nobre da Câmara. “Estou muito feliz por estar com minha família prestigiando esse momento. É uma vitória para mim, pois não foi fácil deixar minha filha durante esse período de estudos, mas conquistei algo importante em uma área que gosto. Agora vou para outra etapa e tentar uma vaga no mercado de trabalho”, relata.


O secretário adjunto da Semdet destacou durante o evento, as mudanças na área do trabalho. “Como é importante ver esse grupo de jovens se capacitando para atuar em um dos setores mais promissores de São Paulo: o de serviços. Quem viveu aqui nas décadas de 80 e 90 lembra o quanto era difícil conseguir uma colocação. Foi um período de grande batalha nas ruas para reverter o quadro com a perda de importantes empresas. Hoje, a cidade se prepara melhor e estamos contando com projetos como o Restaurante Escola”, disse.


A vice-prefeita também prestigiou a formatura dos jovens e enalteceu a fase de pleno emprego vivenciada na cidade. “A prefeitura tem procurado preservar as parceiras que beneficiam a população. Esse projeto é um belo exemplo da relação com a Semdet na capacitação de jovens. Certamente, esse grupo terá êxito, pois temos pela frente grandes eventos como a Copa do Mundo e também nos investimentos que iremos fazer para a concretização do Centro de Exposições em Pirituba, trazendo ainda mais oportunidades de emprego aos munícipes”.