Prefeitura de São Paulo alcança mais de 70 mil acessos em transmissões da 2ª edição do programa Volta por Cima

A ação levou ao público mais de 40 lives durante o mês do trabalho, visando a reinserção no mercado de trabalho e a retomada econômica na capital

A Prefeitura de São Paulo realizou nesta segunda-feira, 31 de maio, o último dia da programação do Volta Por Cima, ação que começou no início deste mês, e alcançou mais de 76.200 acessos neste período. As lives foram transmitidas no Facebook da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo (@spsmdet), e estão disponíveis para serem assistidas a qualquer momento.

“Encerrar um ciclo é muito gratificante. Mas encerrar um ciclo com sucesso, qualidade e mudando vidas, vai muito além. O Programa Volta por Cima superou nossas expectativas em sua primeira edição, que não vimos outra maneira de honrar essa conquista senão entregando uma segunda fase ainda mais completa. Hoje podemos afirmar que auxiliamos muitos cidadãos a avaliarem da melhor forma suas carreiras profissionais, empreenderem e enfrentarem esse desafio que a pandemia nos trouxe”, explica a secretária de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo, Aline Cardoso.

No período, o programa ofereceu mais de 40 lives com o intuito de ajudar o cidadão a se reinserir no mercado de trabalho, e assim colaborar para o processo de retomada econômica na capital. Os encontros reuniram temas como e-commerce, empreendedorismo, diversidade, inclusão, currículo, inteligência emocional, home office, moda, network, planejamento profissional e vários outros temas importantes para a construção de uma carreira profissional.

Entre os palestrantes que participaram dos ciclos de lives estão Meire Rose, Ana Cristina, José Antônio Soares Piva e Vinícius da Fundação Paulistana; a chef Telma Shiraishi, do restaurante japonês Aizomê, a coordenadora de Diversidade da Disney Brasil, Rita Oliveira, Paulo Borges, da SPFW, especialista em design de conceito e estratégia de marca, Raoni Cusma, entre outros.

Entrevista de emprego, e agora?

A live das 10h nesta segunda-feira (31), contou com a participação de José Antônio Soares Piva, da Fundação Paulistana, órgão ligado a Smdet. O palestrante explica que é essencial trabalhar a ansiedade a partir do momento de convocação para a entrevista. O ideal é conhecer ao máximo a empresa e a possível vaga. Ele frisa: “não crie uma personagem durante uma entrevista, seja você, seja autentico!”


José Antônio explica que “a pessoa tímida precisa compreender que isso é um mecanismo de defesa do cérebro”, e completa “converse com seu cérebro! Verbalize que não há motivos para recuar”. Controlar a respiração, ser claro e objetivo durante as falas são métodos que ajudarão o candidato a se concentrar. Por fim, ele orienta os candidatos a sempre olhar nos olhos, e não procurar intimidade com o entrevistador, respeitando a hierarquia da reunião.

Quais são as suas características profissionais e o que o mercado deseja


Ana Cristina, oficineira da Fundação Paulistana, abordou na live sobre a necessidade de prestar atenção no comportamento da organização: “dessa forma, será possível pensar e planejar todas as ações que visam à melhoria em si.” Ela frisa que, independentemente do cargo ou função, se adentrar a processos de reinvenção dos comportamentos profissionais, é uma expertise muito bem vista pelo mercado de trabalho.



“Colocar-se no lugar de seus colaboradores, clientes e fornecedores para conseguir harmonizar as relações é algo fundamental para qualquer profissional”, pontua a palestrante. Ela explica que dessa forma tanto os funcionários, quanto os clientes se sentirão acolhidos. E conclui: “o mercado de trabalho no contexto pós-pandemia será exponencial, multidisciplinar, conectado, experimental e imprevisível”.

Serviço

Volta Por Cima – Mês do Trabalho
Acesse as lives transmitidas pelo link:
www.facebook.com/spsmdet

 

Por: Giovanna Mencaster 

 

Siga a SMDET nas redes sociais