Programa Volta Por Cima, dedicado ao Mês do Trabalho, finaliza lives com dicas sobre entrevistas de emprego e mercado de trabalho nesta segunda-feira (31)

Prefeitura de São Paulo organizou diversos encontros virtuais em maio a fim de ajudar a população que busca emprego ou está empreendendo durante a pandemia

O Programa Volta Por Cima – Mês do Trabalho terá seu último dia de lives nesta segunda-feira, 31 de maio, abordando dicas de entrevista de emprego, às 10h, e as principais características desejadas pelo mercado, no final da tarde, às 18h, encerrando a programação do mês de maio. Quem busca uma oportunidade de emprego poderá acompanhar o bate-papo e tirar dúvidas por meio do Facebook da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo (@spsmdet).

Os oficineiros da Fundação Paulistana, órgão ligado à pasta, irão abordar a adequação de comportamento em entrevista de emprego, técnicas de comunicação para impressionar o entrevistador, entre outras dicas. Também será uma oportunidade para quem deseja tomar outro rumo na carreira e precisa saber os caminhos para não errar.

“A Secretaria atua sempre para levar oportunidades e informação para toda população. A primeira edição do Programa Volta Por Cima alcançou diversas pessoas e esperamos que essa segunda rodada também tenha contribuído para auxiliar as pessoas nesse momento delicado que a sociedade está passando”, declara a secretária de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo.

Como os restaurantes adaptaram seus cardápios e fontes de renda durante a pandemia

O assunto abordado pela manhã nesta sexta-feira, 28 de maio, foi o gerenciamento de cardápio e as fontes de renda durante o período de pandemia. A live com mediação da coordenadora do Observatório da Gastronomia, Guta Chaves, contou com três participações. Compartilharam suas experiências a chef Telma Shiraishi, do restaurante japonês Aizomê; Leo Henry, chef do restaurante francês La Casserole; e Rodrigo Barros, CEO e fundador da franquia Boali.

Durante a conversa, os empreendedores falaram sobre a experiência de adaptação dos restaurantes durante a pandemia. “Quando soubemos que teríamos que fechar por tempo indeterminado o atendimento presencial, foi um choque. Fizemos um planejamento e decidimos não seguir com o delivery naquele momento. Após voltarmos com as atividades, começamos a desenvolver outros produtos e conseguimos ajustar a operação para algo que fizesse mais sentido”, contou Leo Henry.

Os profissionais abordaram ainda a importância de se preocupar com a experiência que será entregue ao consumidor em sua casa. “O cliente quer a melhor experiência que podemos entregar naquele canal específico. No delivery hoje, a embalagem não é mais uma ferramenta, ela é parte da experiência. Por isso é importante se preocupar, para não prejudicar o resultado final.”, Rodrigo Barros explica.

“É importante manter sua essência, coerência e identidade. Isso precisa transparecer em tudo o que você oferece, desde embalagem até o conteúdo”, Telma acrescentou.

Política de Inclusão: a importância da diversidade no mundo corporativo

Para fechar o dia, o tema debatido foi “Política de Inclusão: a importância da diversidade no mundo corporativo”. O bate-papo trouxe a relevância do desenvolvimento de políticas voltadas à diversidade e inclusão no mundo corporativo. O encontro contou com a participação da coordenadora de Desenvolvimento Econômico da SMDET, Silvia Cibele, da coordenadora de Diversidade da Disney Brasil, Rita Oliveira, do assistente social e supervisor de cultura, Gabriel Oliveira, e do educador físico PCD, Raul Monteiro.

Na live foi destacado que organizações que investem na diversidade conseguem ter equipes mais motivadas, engajadas e estimulantes, promovendo uma produtividade maior. “As empresas que olham para diversidade e inclusão, elas são muito mais lucrativas, elas são muito mais competitivas”, aponta Rita Oliveira.

Gabriel Oliveira apontou a importância do contato da população mais vulnerável com a cultura, além de falar da sua superação, sendo um homem negro e periférico, para chegar ao posto de supervisor de cultura de Itaquera. “Para mim, lógico, foi uma surpresa muito grande, mas pela minha experiência como produtor de eventos, o coronel percebeu que Itaquera precisava de cultura, e isso foi uma palavra que ele me falou”, declara. “Foi aí que ele me conquistou porque ele disse que Itaquera precisa de cultura e eu quero você na cultura e gostaria que você aceitasse o meu convite.”

Raul Monteiro, que é pessoa com deficiência física por conta de uma lesão na medula por trombose, falou um pouco das dificuldades e preconceitos que as pessoas com deficiência sofrem no dia a dia. “Eu sou professor, chego de bermuda e de chinelo nos lugares e também sofro preconceito. Você não tem noção, perguntam quem é esse maloqueiro”, relata. Ele ainda deixou uma dica de como as pessoas com deficiência podem conseguir trabalhar nas empresas. “Persistência, correr atrás, lutar sempre, um dia após o outro, e não desistir.”


Serviço
Volta Por Cima – Mês do Trabalho
Transmissão pelo link:
www.facebook.com/spsmdet

31 de maio
Tema: Entrevista de emprego, e agora?
Horário: 10h


Tema: Quais são as suas características profissionais e o que o mercado deseja
Horário: 18h

Siga a SMDET nas redes sociais