Projeto da Prefeitura forma jovens para atuarem nas áreas de gastronomia e hotelaria

Cerca de 890 jovens estudantes já foram formados pelo projeto para trabalharem principalmente em restaurantes e hotéis nos setores de cozinha, bar, serviços de salão, organização e montagem de eventos e recepção

Por: Regina Ramalho

 

Os jogos da Copa do Mundo em São Paulo deverão atrair centenas de milhares de pessoas para a cidade. O setor do turismo é o grande beneficiado com a presença de estrangeiros e de outros estados que assistirão as partidas em São Paulo. Para se preparar para receber os turistas, a Prefeitura de São Paulo desenvolve ações para a capacitação de jovens trabalhadores, como é o caso do projeto Restaurante Escola.

Desde 2006, a parceria entre as secretarias municipais de Desenvolvimento Econômico e do Trabalho e de Assistência e Desenvolvimento Social com a Fundação Jovem Profissional já qualificou cerca de 900 jovens com idades entre 16 e 20 anos no aprendizado de cozinhar, servir, organizar e atender clientes de restaurantes e hotéis. Nesta sexta-feira, dia 05, às 19h, na Câmara Municipal de São Paulo, Viaduto Jacareí, nº 100, Bela Vista, acontece a formatura da 15ª turma do projeto.

Os participantes do Restaurante Escola contam com o apoio e incentivo da Semdet, responsável pelo pagamento de bolsa trabalho (atualmente no valor de R$ 626,75 mensais), para se deslocarem e permanecerem no curso. Segundo a superintendente da Fundação Jovem Profissional, Tereza Suplicy, o pagamento da bolsa é fator determinante para a participação dos jovens em sala de aula e nos laboratórios práticos. “Para essa edição, dos 60 alunos inscritos, 56 concluíram o curso e serão certificados. Esse é um número bastante expressivo e está atrelado ao fato de os mesmos receberem a bolsa auxílio paga pela Prefeitura”, ressalta Tereza. Para a superintendente, a bolsa traz a tranquilidade aos jovens e familiares, uma vez que a maioria dos estudantes mora longe do Centro. O curso é realizado na própria Câmara Municipal.

Edjair da Silva Vieira, 17 anos, morador em Guaianases, Zona Leste da cidade, chega a pegar até seis conduções por dia, para poder ir e vir às aulas. “Iniciei o curso juntamente com mais três amigos, todos da comunidade e somente eu consegui concluir”, conta Vieira. “É uma excelente alternativa para quem necessita trabalhar e ainda não tem uma profissão. A gente aprende muito durante as aulas. Hoje entendo até um pouco sobre vinhos”, diz Vieira.

Segundo Tereza, Vieira e o colega de turma, Leonardo Varella Pinheiro, 18 anos, foram destaques desta edição pela facilidade de atuar em equipe e transmitir conhecimentos aos demais estudantes, por isso, foram convidados para continuarem no restaurante como instrutores durante dois ou três meses. “Atuar como instrutor é um reconhecimento para quem acaba de concluir o curso. As duas vagas para a função são disputadíssimas”, ressalta Pinheiro.
“Durante esse período como instrutor, transmito meu aprendizado e motivação para a nova turma e também, participo de diversas entrevistas de emprego. Com toda essa mudança meus pais estão muito orgulhosos”, afirmou.

Projeto- As aulas do projeto Restaurante Escola acontecem de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h durante sete meses. Nesse período os jovens se revezam nas diversas funções e aprendem a cozinhar, servir, organizar e atender aos clientes. As atividades práticas estão alinhadas com as aulas teóricas e apostiladas, ministradas por professores da Faculdade Anhembi Morumbi e profissionais da Fundação Jovem Profissional, numa sala de aula instalada dentro do próprio restaurante. Mesmo antes de formados, os jovens são constantemente convidados a trabalharem em coquetéis, almoços, jantares e eventos externos.

A bolsa auxílio é fornecida pela Semdet, enquanto que as despesas com a infraestrutura do restaurante são pagas pela Smads e pelo valor arrecadado com os almoços servidos. Após a formatura, os jovens são encaminhados para o Centro de Apoio ao Trabalho para oportunidades no mercado de trabalho.

Serviço- O Restaurante Escola funciona de segunda a sexta-feira, das 12h às 15h no Viaduto Jacareí, 100 – com entrada também pela rua Santo Antônio, 203 – Centro. Aberto ao público em geral, o restaurante oferece cardápio variado, incluindo culinária internacional a preços populares.