Autoridades indianas visitam São Paulo e conhecem banco de microcrédito da Prefeitura

Por: Marta Régia Vieira

 

O banco de microcrédito “São Paulo Confia” recebeu, nesta quarta-feira, 3, a visita do presidente e do secretário geral da Assembléia Legislativa do Estado de Bihar, na Índia, Uday Narain Choudhary e Girish Jha, respectivamente, que estiveram no país com o intuito de conhecer essa experiência vitoriosa em microcrédito da Prefeitura de São Paulo. O evento foi intermediado pela Secretaria Municipal de Relações Internacionais e pelo Consulado Geral da Índia.

O modelo que serviu para popularizar o microcrédito no mundo partiu da Índia, quando o professor de economia de Bangladesh, Muhamed Yunus, resolveu financiar, com seu próprio dinheiro, as pequenas atividades de um grupo de pessoas pobres que até então recorriam a agiotas. A associação cresceu e deu origem ao Banco Grameen, revolucionando o microcrédito no mundo. “Nos sentimos enriquecidos ao conhecer um pouco mais sobre a experiência de São Paulo e poder levá-la ao nosso país”, disse o presidente da Assembléia em sua palestra aos funcionários do São Paulo Confia que lotaram o auditório da sede administrativa do banco.

Da mesma forma, o presidente do Conselho de Administração do São Paulo Confia, Hugo Duarte, agradeceu a oportunidade de poder oferecer essa troca de experiências aos seus agentes de crédito. “Esse é o maior evento que já fizemos desde a nossa inauguração. A troca de experiência nos enriquece culturalmente e contribui para que o sucesso da Prefeitura de São Paulo com o microcrédito seja exemplo para a India”, disse Duarte.

Após a palestra, os funcionários do banco declararam que conhecer a experiência indiana foi importante. “Foi muito bom ter participado da palestra, pois me agregou valor, conhecimento e troca de cultura, ajudando a entender as diferenças existentes entre a nossa economia e a deles”, disse Antonio Anderson de Paulo, agente de microcrédito da agência de Santana. Já a auxiliar Barbara Cesáreo, da agência da Vila Prudente considerou produtivo e interessante. “Nunca tínhamos tido algo parecido aqui e é sempre importante sabermos o que os criadores do microcrédito têm a dizer a respeito do nosso trabalho”, disse.