Programa Volta por Cima da Prefeitura de São Paulo oferece mais de 30 lives durante a fase emergencial

Os encontros virtuais gratuitos abordam temas para ajudar quem deseja empreender ou aprimorar habilidades para se inserir no mercado de trabalho

A Prefeitura de São Paulo iniciou nesta segunda-feira, 15 de março, o programa Volta por Cima, composto por mais de 30 lives que irão ajudar a população a gerar renda e se preparar para o mercado de trabalho, durante a fase emergencial do Plano São Paulo, em decorrência da pandemia pelo coronavírus. As orientações on-line estão sendo transmitidas pelo Facebook da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo, nos períodos da manhã e tarde, com especialistas no tema, que também irão interagir com o público, sanando as principais dúvidas.

Nesta terça-feira (16), as lives do programa Volta por Cima ocorrem às 10h com o foco no tema "Preciso começar a trabalhar, e agora?", já às 17h e às 18h o assunto se volta aos empreendedores com abordagens sobre "Como começar a empreender" e "E-commerce vale a pena para o meu negócio?".

"Reunimos os técnicos de nossa secretaria e de órgãos ligados à pasta para preparar uma quinzena de conteúdo relevante para a população, que precisa se recolocar no mercado de trabalho, gerar renda e empreender", salienta a secretária de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo, Aline Cardoso. "A programação é bem diversificada para que o participante tenha acesso a um leque de opções que pode levar ao início de um negócio ou para buscar aprimoramento para o mercado profissional".

O primeiro dia de lives do Volta por Cima, contou com três temáticas diferentes que abordaram a aprendizagem profissional, formas de divulgar um negócio e inteligência emocional. As ações foram desenvolvidas com o apoio da Ade Sampa e Fundação Paulistana, órgãos ligados à Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo.

"A aprendizagem profissional é uma oportunidade para o jovem que inicia no mercado de trabalho. É uma chance de inserção que pode ser conciliada com os estudos e que conta com a proteção de legislação específica", explica o oficineiro do Programa Elabora da Prefeitura de São Paulo, Danilo Marques Madureira. "É um ganho também para a empresa que passam a contar com esse funcionário em formação, que futuramente pode ser integrado à equipe, já estando ambientado às rotinas".

Já na abordagem sobre inteligência emocional, foi destacada a importância do controle das ações cotidianas para poder superar desafios. "Quando deixamos as emoções tomarem conta dos acontecimentos do dia a dia, estamos demonstrando pouca inteligência emocional. Em contrapartida, quando a razão atua diretamente, mostra um melhor controle de como agir em determinado fato. Isso no mercado de trabalho é essencial, visto que em geral trabalhamos em equipes e precisamos saber lidar com pessoas e situações adversas com muita frequência", afirma Vinicius Cardoso, que também integra o Programa Elabora.

Empreendedores

A Ade Sampa trouxe ao público, nesta segunda-feira (15), dicas para quem busca aprimorar ou iniciar um negócio. O debate foi em torno do tema "Auxiliando na divulgação de seus serviços em tempos de lockdown". A palestrante Maria Pia, especialista em Gestão de Marketing, docente no Senac, foi convidada para propor soluções de comunicação acessíveis para os empreendedores conseguirem alavancar e divulgar seus negócios.

Segundo ela, o empreendedor precisa avaliar a presença do negócio no meio digital de acordo com o público que pretende atingir. "A rede social pede uma dinâmica estratégica, não sendo necessário estar em todas as redes, mas sim fazer um trabalho personalizado de acordo com o perfil do seu cliente", destaca Maria Pia. "É necessário ir além do mostruário do produto e aguçar os consumidores com outras abordagens, mostrando a história da empresa, já que as pessoas valorizam trajetória".

Serviço

 

Confira a programação do Programa Volta por Cima

Transmissão: Facebook: @spsmdet

16 de março

Tema: Preciso começar a trabalhar, e agora?
Horário: 10h

Tema: Como Começar a Empreender
Horário: 17h

Tema: Fase Vermelha: E-commerce vale a pena para o meu negócio?
Horário: 18h

17 de março

Tema: Como solicitar microcrédito para sua empresa?
Horário: 10h

Tema: Seguro Desemprego/Carteira de Trabalho Digital

Horário: 18h

18 de março

Tema: Ganha-Ganha: Igualdade de Gênero Significa Bons Negócios
Horário: 10h

Tema: Costureiras - Programa Costurando Pela Vida
Horário: 16h

Tema: Identidade Visual Pessoal e Profissional
Horário: 18h

19 de março

Tema: Importância da doação de alimentos: Como doar para o Banco de Alimentos da Prefeitura de São Paulo
Horário: 10h

Tema: O Artesanato Paulistano
Horário: 18h

22 de março

Tema: Portal Cate - Um mundo cheio de oportunidades
Horário: 10h

Tema: Empreendendo no setor da Moda

Horário: 16h

Tema: Sustentabilidade, uma profissão estratégica.
Horário: 18h

23 de março

Tema: Emprego na pandemia e qualificação profissional

Horário: 10h

Tema: Produtividade e Ação
Horário: 18h

24 de março

Tema: Orientação e formalização do MEI

Horário: 10h

Tema: Protagonismo e o Mundo BANI
Horário: 18h

25 de março

Tema: Aniversário do Cresan Butantã
Horário: 10h

Tema: Marketing Digital: Inove seu engajamento nas vendas na pandemia
Horário: 14h

26 de março

Tema: Reinvenção do restaurante - Delivery 360
Horário: 10h

Tema: Oportunidade de Carreira no Mercado Pet
Horário: 18h

29 de março

Tema: Programa Afroempreendedor
Horário: 10h

Tema: Longevidade: Mercado e Carreiras em Ascensão
Horário: 18h

30 de março

Tema: Princípios Básicos da Economia
Horário: 10h

Tema: Vendas On-line
Horário: 18h

31 de março

Tema: Cate Móvel - Quando a Oportunidade Vai Até o Cidadão .
Horário: 10h

Tema: Como anunciar a sua empresa na internet em tempo de crise

Horário: 15h

Tema: Criação de conteúdo: O Mercado Está Aí, Entra Quem Quer!
Horário: 18h

 

 

 

 

 

Siga a SMDET nas redes sociais