Mais de três mil mães garantem a vaga de trabalho no POT Volta às aulas da Prefeitura de São Paulo

Mulheres que não conseguiram se apresentar no Cate durante os três últimos dias, podem levar os documentos nesta segunda (1º/3)

A Prefeitura de São Paulo encerrou neste domingo, 28 de fevereiro, o atendimento de mulheres que foram convocadas para entrega de documentos comprobatórios para ingresso no Programa Operação Trabalho – POT Volta às Aulas. No total foram convocadas, entre sexta-feira e domingo, 4.543 mulheres, destas 69% conquistaram a vaga e se tornaram beneficiárias do programa. As 3.156 mães iniciam as atividades nesta segunda-feira, 1º de março na rede municipal de ensino.

O programa conta ainda com 1.434 vagas que não foram preenchidas por não comparecimento das candidatas ou por mulheres que não estavam dentro do perfil no cruzamento de dados, realizados nas 13 unidades do Cate que atenderam entre os dias 26 e 28, exclusivamente para esta finalidade.

“A partir desta segunda, vamos atender quem por alguma razão não conseguiu ir até uma unidade do Cate. Será mais uma oportunidade, pois sabemos que quem buscou se inscrever está precisando desta vaga”, salienta a secretária de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo, Aline Cardoso. “O prefeito Bruno Covas, sensibilizado com os desdobramentos da crise econômica causada pela pandemia, nos pediu empenho no atendimento destas mães que precisam restabelecer a organização financeira de suas casas”.

As mulheres que faltaram na convocação nos dias 26, 27 e 28 podem verificar a lista clicando aqui Ao conferir nome e RG, basta se dirigir à unidade do Cate em que estava agendada, entre 10h e 16h. Estando aprovada, a candidata será direcionada à escola escolhida durante a inscrição. Após esse período será considerada a desclassificação da candidata e serão chamadas as próximas mulheres aptas da fila, que já passaram por triagem.

Nos três dias mais de 3 mil Termos de Compromisso e Responsabilidade foram assinados, permitindo que as mães passem a contar com bolsa auxílio no valor de R$ 1.155,00. As mulheres aprovadas irão cumprir uma carga horária de 6 por dia e 30 horas semanais.

Uma das novas beneficiárias do POT Volta às aulas, Carolina Ribeiro Avelino, Campo Limpo, desta a importância da possibilidade que a inciativa oferece de estar perto dos filhos. “Esse programa foi muito vantajoso para mim porque estarei perto da minha filha, é também uma ajuda de custo muito bem-vinda na minha casa aonde, além dela, só moramos eu e minha mãe. Acho ótimo para as mães essa convivência de perto com os filhos na escola onde estudam”


POT Volta às Aulas

Liderado pelas secretarias de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo, da Educação e da Saúde, o POT Volta às Aulas, conta com 4.590 vagas de trabalho na rede municipal de ensino para mães que vão atuar na orientação sobre os protocolos sanitários para prevenção da Covid-19. Foram mais de 91 mil inscritas em dois dias de inscrições realizadas em 16 e 17 de fevereiro.

O programa abrange mulheres com idade entre 18 e 50 anos; moradoras da capital, desempregadas há mais de quatro meses e que não estão recebendo seguro-desemprego. Outras exigências é ter renda familiar de até meio salário mínimo por pessoa da família e ter filho matriculado na rede municipal. As mulheres atuarão no projeto pelo período de seis meses.

Entre as atividades estão a manutenção da higiene e segurança sanitária dos alunos, cuidados como aferição de temperatura, limpeza de equipamentos escolares e ambientes de uso coletivo, monitoramento e sensibilização sobre prevenção à Covid-19 no ambiente escolar e nos equipamentos da Secretaria Municipal da Educação.

Capacitação

Nesta segunda (1º/3), as mulheres contratadas irão iniciar as 166 horas de capacitação on-line por meio do Portal do Cate. As atividades serão desenvolvidas pela Escola Municipal de Educação Profissional e Saúde Pública Professor Makiguti, da Fundação Paulistana, ligada à Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo, que abordará, além dos protocolos de saúde, as questões éticas e emocionais do acolhimento de alunos na pandemia. Para realizar os cursos é necessário se cadastrar no portal: cate.prefeitura.sp.gov.br.

Serviço

Atendimento nesta segunda-feira (1º/3) em 13 Cates para mulheres que ainda não entregaram documentos

Lista de aprovadas e local de atendimento neste link

Cates com atendimento do POT Volta às Aulas, das 10h às 16h

Zona Central/Sul
Cate Interlagos – Av. Interlagos, 6122
Cate Central - Av. Rio Branco, 252
Cate Santo Amaro Endereço: Praça Floriano Peixoto, 54

Zona Noroeste

Cate Brasilândia – Av. João Marcelino Branco, 95
Cate Jaçanã – Rua Luis Stamatis, 300
Cate Lapa – Rua Guaicurus,1000
Cate Pirituba – Av. Dr. Felipe Pinel,12
Cate Jaraguá – Estrada de Taipas, 990

Zona Leste

Cate Cidade Tiradentes – Rua Milagre dos Peixes, 357
Cate Itaquera – Rua Augusto Carlos Bauman, 851
Cate Sapopemba – Av. Sapopemba, 9064
Cate Guaianazes – Rua Hipólito de Camargo,479
Cate Itaim Paulista - Marechal Tito, 3012

Documentos:

Lista de documentos obrigatórios que devem ser entregues no dia da contratação


• RG original e cópia simples

• CPF original e cópia simples

• Carteira de trabalho e cópias das páginas que constam a foto e o último emprego

• Comprovante de residência e cópia simples

É OBRIGATÓRIO levar a cópia simples e os documentos originais.

É necessário chegar no máximo até 10 minutos antes do horário agendado para evitar aglomeração. Atente-se ao seu horário agendado para não perder a inscrição.

Por: Solange Borges

 

Siga a SMDET nas redes sociais