Conselho Municipal de Segurança Alimentar recebe inscrições para novos membros até 21 de fevereiro

Vagas remanescentes atendem aos diversos segmentos que compõem a área como pesquisa, trabalhadores rurais, imigrantes, ONGs, movimentos populares, entre outros

A Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo da Prefeitura de São Paulo recebe até 21 de fevereiro inscrições de interessados em integrar o Conselho Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional – Comusan – Biênio 2021-2023. Ao todo, são 28 vagas para seis segmentos da sociedade civil que compõem a cadeia de segurança alimentar: de trabalhadores rurais a entidades de pesquisa. O grupo eleito integrará a oitava gestão do Conselho que auxilia a Secretaria a elaborar as diretrizes para a política de segurança alimentar na cidade de São Paulo.

“A qualidade da alimentação ganhou ainda mais importância no ano de 2020 quando, devido à pandemia, muitas pessoas perderam renda impactando diretamente na boa nutrição alimentar. O novo Conselho terá um trabalho fundamental de apoiar as ações da Coordenadoria de Segurança Alimentar e Nutricional (Cosan) na execução das políticas públicas do setor”, afirma a secretária Municipal de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo, Aline Cardoso.

Os critérios de participação são divididos por segmentos, conforme critérios estabelecidos na 6ª Conferência Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional em 2015. Serão aceitas candidaturas em todos os segmentos, embora as vagas remanescentes pertençam ao 2º, 3º, 4º, 5º e 6º.

No primeiro segmento, são eletivos de participar: movimentos das mais diversas vertentes que atuem com a temática alimentar e serão priorizados os de reforma agrária e urbana, agricultura familiar e urbana, extrativistas, assalariados rurais, meio ambiente e agroecologia. Além disso, ONGs e Organizações da Sociedade Civil de Interesse Público que atuem em pró da sociedade em situação de vulnerabilidade social, e, os imigrantes que se encontram na mesma situação. Serão destinadas oito vagas para titulares e oito para suplentes.

Já no segundo agrupamento, serão ofertadas três vagas para titulares e três para suplentes. Entram nesta divisão entidades sindicais e associados patronais que prestam serviço na área da alimentação, turismo, agronegócios e sistema S, com exceção das empresas multi ou transnacionais. No terceiro segmento, serão ofertadas cinco vagas para titulares e cinco para suplentes, participarão as associações que atuem na área de consultoria de Segurança Alimentar e Nutricional, instituições de ensino e pesquisa e grupos vinculados às Universidades Públicas, priorizando aquelas que atuem com pessoas em situação de alta vulnerabilidade.

No quarto grupo, serão ofertadas oito vagas, sendo quatro para titulares quatro para suplentes, e os participantes devem seguir os seguintes pré-requisitos: entidades que atuam com patologia para necessidades de pessoas especiais, crianças e idosos. Além disso, instituições socioassistenciais que são beneficiárias dos programas de Segurança Alimentar e aquelas que atuem na preservação de doenças ligadas à má nutrição como desnutrição, anemia sobrepeso e obesidade.

O penúltimo grupo oferece quatro vagas para titulares e quatro para suplentes e serão aceitos micro empreendimentos, cooperativismo social, negócios de economia solidária e associações de trabalhadores como agricultores, pescadores, cozinheiros e produtores de comida, sindicatos e centrais sindicais.

Na sexta e última seleção, serão inseridos oito candidatos, divididos entre titulares e suplentes, para aqueles que se enquadram como povos e comunidades tradicionais, povos indígenas, ciganos e população negra.

Os interessados podem acessar www.bitly.com/comusan21 e baixar os anexos obrigatórios do edital para preenchimento e posterior envio para comusan@prefeitura.sp.gov.br ou entregar pessoalmente na Avenida São João, 473, 5º andar – Sala de Protocolo, das 9h às 17h. A documentação recebida será analisada por uma comissão eleitoral do edital de chamamento entre os dias 22 e 24 de fevereiro. A relação das entidades habilitadas será divulgada no dia 25 de fevereiro no site da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo.

Serviço:
Inscrições para o Conselho Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional - Comusan 2021-2023- Vagas Remanescentes
Período: Inscrições até 21 de fevereiro
Eleições: 17 e 18 de março

Envio de candidatura:
Presencialmente – Av. São João, 473 – 5º andar | das 8h às 17h | até 19 de fevereiro às 17h.
E-mail – comusan@prefeitura.sp.gov.br – até 21 de fevereiro de 2021.
Edital e ficha de inscrição: www.bitly.com/comusan21