Fábrica Gastronômica forma terceira turma

Por: Gabriel Aquino

Nesta quarta-feira, dia 20, ocorreu a Formatura da 3ª Turma do Projeto Fábrica Gastronômica, uma parceria entre a Semdet – Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e do Trabalho e o Sinthoresp. O projeto objetiva a capacitação prática e teórica de pessoas com alta vulnerabilidade social, na área de alimentação, visando à inclusão destes munícipes no mercado de trabalho.

Para o supervisor da Zona Norte da Coordenadoria de Desenvolvimento Econômico da Semdet, Carlos Alberto Accunzo, a parceria é extremamente benéfica e contribui para o desenvolvimento do setor alimentício da cidade: “Este é um setor carente, São Paulo precisa de pessoas qualificadas e dispostas a aprenderem e a evoluírem” afirma.

Já o formando Fábio Maluf, 38 anos, enfatizou a importância do auxílio mensal oferecido pelo projeto: “O auxílio é muito importante, pois muitos não possuem condições financeiras de realizarem um curso de qualificação desta importância, tenho certeza que o projeto foi um importante passo para nós seguirmos em frente e conquistarmos nosso espaço”. Ele também destacou a eficiência das aulas do curso em qualificar os alunos: “Nas aulas do projeto aprendemos que acima de qualquer habilidade na área gastronômica é importante gostar de cozinhar, preparando os pratos da forma correta e não do jeito que queremos” concluiu.

O curso teve jornada diária de quatro horas e capacitou os participantes em três módulos: mundo do trabalho, gestão de carreira e salgadeiro. Foram no total 39 formandos, que receberam durante as 10 semanas do projeto um auxílio mensal de R$ 381,50, oferecido pelo Programa Operação Trabalho da Semdet.