Formatura da quinta turma do Remanufatura de Computadores é marcada por superações


Por : Marta Régia Vieira


Superação. Essa foi a palavra que marcou a cerimônia de formatura da quinta turma do curso de Remanufatura de Computadores na última sexta-feira, no auditório da Fundetec-Fundação para o Desenvolvimento da Tecnologia, Educação e Comunicação.

Do total de 120 jovens que começaram o curso em janeiro, 87 se formaram vencendo todas as adversidades e dificuldades enfrentadas ao longo dos seis meses de aulas. “Muitos deles começam a fazer o curso, conseguem um emprego e param de vir às aulas. Outros desistem por morarem longe ou, simplesmente, perdem o interesse. Nessa turma fizemos um forte trabalho de resgate e todos os que estão aqui realmente se superaram”, contou o coordenador do curso, Artur Roberto da Silva Júnior, da Fundetec.

Toda essa superação refletia-se no brilho dos olhos e nos gestos de alunos e pais presentes à cerimônia, quando cada nome era anunciado para a entrega dos canudos. Os jovens, eufóricos, comemoravam muito a conquista. “É um orgulho vermos o nosso filho se formar nessa área que ele tanto gosta”, comemorou Regina Lúcia Félix, mãe de André Petterson Félix, um dos formandos.O jovem de 21 anos estava muito feliz pois, segundo ele, agora poderia montar sua própria oficina de manutenção. “Eu sempre consertava os computadores dos meus amigos, mas era apenas curioso. Agora, com o curso, estou muito mais preparado para ganhar o meu dinheiro nessa profissão”, disse.
O projeto Remanufatura de Computadores é realizado pela Fundetec com o apoio da Semdet-Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e do Trabalho, que fornece uma bolsa-auxilio de R$ 282,04 aos alunos por meio do POT- Programa Bolsa Trabalho; da SMPP-Secretaria Municipal de Participação e Parceria, que cede o espaço da sua Incubadora de Projetos Sociais para as aulas; e da Microsoft, que disponibiliza a licença do Software, além de pagar a executora do projeto.

Nova turma – A sexta turma do curso já começou e deverá ter aulas até o dia 10 de janeiro de 2012, quando as inscrições para novas turmas deverão ser abertas. O curso é para jovens de 16 a 20 anos, residentes no município de São Paulo, que tenham concluído ou estejam regularmente matriculados no ensino médio, que não estejam trabalhando nem recebendo seguro desemprego e que a renda familiar seja de meio salário mínimo por pessoa (R$ 272,50).

Lixo Eletrônico - O Remanufatura de Computadores é um projeto que visa transformar o lixo eletrônico em ferramenta de inclusão, uma vez que proporciona aos cidadãos em situação de vulnerabilidade social a oportunidade de crescimento pessoal, familiar, social e, principalmente, profissional.
Durante o curso, os jovens aprendem a recuperar as partes de computadores e impressoras em uma linha de montagem, além de terem aulas de matemática, português e informática básica, visando nivelar os conhecimentos dos beneficiários participantes.

Todos os equipamentos remanufaturados são vendidos, a preços bem abaixo do mercado, para pessoas de baixa renda e o dinheiro arrecadado é revertido para o projeto, tornando-o autossustentável.