Preparação de minuta é a próxima fase da Lei Municipal de Inovação

Por: Solange Borges

As discussões em torno da criação da Lei Municipal de Inovação, que visa melhorar a competitividade das empresas sediadas na cidade de São Paulo em áreas como as de pesquisa tecnológica, estão na reta final pelo CMCT&I - Conselho Municipal de Ciência, Tecnologia & Inovação. Os conselheiros se reuniram nessa quinta-feira, dia 14, e apreciaram propostas de complemento à nova legislação e deram os encaminhamentos para a preparação de uma minuta.

O encontro também serviu para a apresentação do projeto SP 2040 por Tomas Cortez Wissenbach da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano. Wissenbach ressaltou os esforços da prefeitura em planejar o futuro da cidade. “O SP 2040 vem sendo debatido desde 2007 e é pensado para longo prazo, buscando diversas soluções como a crise vivenciada na mobilidade urbana”.

O projeto está dividido em cinco eixos abrangendo a promoção da Coesão Social; Desenvolvimento Urbano e Sustentabilidade; Mobilidade e Acessibilidade; Proteção Ambiental e Oportunidades de Negócios. Wissenbach salientou ainda a importância do planejamento futuro, como os realizados por países europeus. “Temos exemplos positivos na Inglaterra, onde Londres já possui planejamento para 2030. Essas ações contribuem para incentivar o aumento de empresas inovadoras e de patentes, além do crescimento no número de empregos”.

A próxima reunião do CMCT&I, programada para 16 de agosto, dará espaço à palestra do especialista de Israel, Shmuel Yerushalmi, que explanará sobre incubadoras tecnológicas daquele país. “Essa será uma oportuna contribuição para a cidade que discute a implementação do Parque Tecnológico de São Paulo – Leste. Teremos também nesse espaço incubadoras de empresas e o professor Yerushalmi promoverá essa troca de experiências”, afirmou o coordenador de Desenvolvimento Econômico da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e do Trabalho e suplente do CMCT&C, José Alexandre Sanches.