Mais três bairros da Zona Leste ganharão oficina do projeto “São Paulo Costurando o Futuro”

Por: Marta Régia Vieira

 

Os moradores dos bairros de São Mateus, Guaianases e São Miguel Paulista serão os próximos contemplados pelo projeto “São Paulo Costurando o Futuro”, parceria entre a Prefeitura de São Paulo, por meio da Semdet-Secretaria de Desenvolvimento Econômico e do Trabalho, Senai, Sebrae, USP e a Singer do Brasil.


O projeto visa qualificar 6.912 pessoas da região Leste da capital – uma das que mais demanda esse tipo de mão de obra – visando atender às necessidades das pequenas confecções locais, oferecendo capacitação técnica em costura, montagem de roupas e manutenção básica de equipamentos, além de orientação e apoio na gestão das empresas constituídas pelas costureiras.


As novas oficinas, com duração total de 160 horas distribuídas em carga diária de quatro horas, de segunda a sexta-feira, ainda não têm data determinada para começar, porém, a expectativa da Semdet é de que, até o final desse ano, os CEUS Alto Alegre (Jd. Iguatemi), Jambeiro (Guaianases) e Três Pontes (São Miguel Paulista), comecem a receber as aulas.


O projeto São Paulo Costurando o Futuro já atende cidadãos dos bairros de Itaquera, Itaim Paulista e Cidade Tiradentes, onde já formou cerca de 80 profissionais em junho e novas turmas já estão sendo capacitadas, com formatura prevista para agosto. As estudantes saem aptas a operarem máquinas reta e overlock e capacitadas a atuarem como técnicas de costura, corte e modelagem na indústria têxtil.